Em busca de uma parceria para a realização de procedimentos cardíacos em Contagem, na última segunda-feira (16/12), a prefeita Marília Campos se reuniu com o diretor-presidente do Hospital Santa Rita, Reginaldo Araújo. O secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, e o diretor Serviço Social Autônomo (SSA), Eduardo Pena, também participaram da agenda. Atualmente, a saúde de Contagem não possui um centro de hemodinâmica e, por esse motivo, não realiza exames e cirurgias cardiovasculares. No entanto, essa é uma demanda crescente da população, que, até então, precisa ir a Belo Horizonte para buscar esse tipo de atendimento.
Preocupada com essa situação, Marília Campos já buscou apoio do governo do Estado, que se comprometeu a trabalhar junto nesse sentido. “Eu tenho um sonho que é tratar melhor o usuário do SUS de Contagem. Eu queria muito atender esse paciente aqui, ter mais autonomia nesses serviços na área da saúde e que a gente começasse a atender não só o básico, mas também a alta complexidade, iniciando pela cardiologia. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, pretende nos ajudar nessa empreitada e uma alternativa seria alinhar com o Hospital Santa Rita a possibilidade de atender inicialmente a cardiologia, com toda a sua linha de cuidados”.
O secretário Fabrício Simões reforçou a importância de Contagem ofertar esse serviço, já que a demanda é alta. “Gostaríamos de avançar e aprofundar nesse assunto para que a gente possa viabilizar. Então, estamos propondo uma nova conversa, de forma mais técnica, para entender como podemos firmar essa parceria e beneficiar a população de Contagem”. Na oportunidade, Reginaldo Araújo explicou a dinâmica e a situação do Hospital Santa Rita, e sinalizou positivamente a parceria. “Vamos nos organizar para atender essa demanda de Contagem, buscar parceiros para fortalecer essa causa e garantir o êxito da ação”, concluiu.