Uma das principais ações realizadas pela Prefeitura de Contagem para minimizar os impactos das chuvas é o desassoreamento e limpeza dos córregos, seja manual, mecanizado ou por meio do Projeto “Caminho das Águas”. Desde 2021, as ações vêm impactando positivamente, as regiões no entorno, em todas as oito regiões da cidade. O serviço acontece durante os períodos de estiagem, buscando, justamente, o recolhimento de entulhos, resíduos e descartes irregulares.
Somente em 2021, mais de cem pontos foram desassoreados. Os córregos Chico Mendes (Estâncias Imperiais), Dama da Noite (Chácara Novo Horizonte), Triunfo (Nova Contagem), Tapera (Cabral), avenida Retirantes (Retiro), Ferrugem (Industrial), Vila Barraginha (Vila Barraginha) e da avenida Régulus (Riacho) são alguns exemplos.
Em 2022, outros 75 córregos foram desassoreados, entre eles, os córregos do bairro Europa/Praia, rua Três (Chácaras Cotia) e das Palmeiras (Nacional), todos de forma mecanizada. Pelo método manual podem ser citados, entre outros, os córregos da rua Arterial (Santa Maria), da avenida Tiradentes (Nacional), 1º de Maio (Vila Boa Vista) e da rua das Andorinhas (Vila Beija Flor).
No ano passado, foram mais de 120 córregos que foram desassoreados. Já em 2024, até o momento, 80 ações foram realizadas pela cidade. A limpeza de córregos segue um cronograma da Semobs e Semad, mas também pode ser solicitada na Administração Regional onde o mesmo está localizado. Clique aqui e acesse o endereço e contato telefônico da sua regional.
Entre os resíduos recolhidos no leito dos córregos, além do lixo orgânico, estão restos de construção, latas, garrafas de plástico, móveis velhos, madeiras e outros objetos. O descarte irregular em córregos e em espaços públicos, além de potencializar o risco de enchentes, aumenta os custos na gestão adequada dos serviços de manutenção e limpeza da cidade.
Atualmente, 12% do orçamento da Subsecretaria de Serviços Urbanos são utilizados para recolher o lixo jogado de maneira inadequada. Por isso, é importante que haja conscientização e informação por parte da população, a fim de que faça o descarte de forma correta.
Caminho das Águas
Em junho de 2022, a Prefeitura de Contagem iniciou, o Projeto “Caminho das Águas”, uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), visando reforçar a limpeza, desassoreamento e recuperação dos leitos dos córregos de todo o município, durante o período de estiagem.
Descarte irregular é crime. Denuncie!
A prática de descarte irregular em vias públicas e córregos é criminosa, prejudica o meio ambiente, a saúde pública e até mesmo a economia. A multa para quem descumpre a lei vai de R$ 50,00 a R$ 1.500,00.
A população pode denunciar o lixo irregular da vizinhança. No caso de lotes e áreas privadas usadas como bota-fora, basta acessar o link http://www.contagem.mg.gov.br/?guia=974839 e informar. O sistema é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), responsável pelas penalidades decorrentes e condução do processo administrativo destas ocorrências. Outras denúncias podem ser feitas por meio do Disque Limpeza Urbana: 0800 283 1225.