A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Copasa, deu mais um passo significativo para transformar a realidade da Ocupação Guarani-Kaiowá. Na última terça-feira (3/12) foi realizado um mutirão de atualização e cadastro do CadÚnico, além de atualizações para acompanhar o avanço das obras de saneamento, beneficiando cerca de 1.700 moradores da comunidade.
O mutirão atendeu 40 moradores em apenas duas horas, garantindo a atualização cadastral que dá acesso a benefícios como a tarifa social de água e luz, além de isenções e programas sociais. Para aqueles que não puderam comparecer, um novo mutirão já está sendo planejado, reforçando o compromisso da gestão em atender a todos.
A coordenadora do CadÚnico, Sheila Andrade, destacou o impacto positivo que a atualização cadastral proporciona à comunidade. "Atualizar o CadÚnico não só garante a tarifa social da água e luz, mas também abre portas para outros benefícios importantes. É a chave para garantir mais direitos e dignidade", salientou.
Além disso, as obras de saneamento seguem a todo vapor, com a instalação de poços de visita (PVs) e tubulações de esgoto. A segunda etapa do projeto, que levará água potável às residências começará em breve, marcando um momento histórico para a comunidade.
Para Nayara Rocha, líder comunitária da ocupação, o esforço coletivo está sendo recompensado. "Sempre lutei por melhorias desde o início da ocupação e, agora, elas vieram. Vejo nosso esforço se concretizando. Saber que nossos filhos terão água potável em casa é uma conquista de todos nós." ressaltou.
A Ocupação Guarani-Kaiowá segue como exemplo de articulação entre poder público, parceiros e moradores e de como isso pode transformar vidas e mudar realidade. Para aqueles que precisam de informações ou ajuda com o CadÚnico, o atendimento está disponível na Administração Regional Ressaca (rua Rodrigues da Cunha, 430, bairro São Joaquim). Basta agendar para garantir acesso a orientações e direitos.