No próximo dia 1º de dezembro, a saúde global se movimenta para o “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”. Pessoas do mundo todo se unem para fazer campanhas de conscientização sobre a prevenção do HIV, além de prestar apoio e solidariedade àquelas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana. Em Contagem, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará no sábado (30/11), na Feira do Eldorado com ação de mobilização.
Atualmente, o SUS Contagem atende 3.429 pacientes em tratamento para o HIV. Tanto o tratamento, prevenção e testagem estão disponíveis na rede pública. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou os dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) nos Centros de Atendimentos Especializado (CAE) Iria Diniz e no Ressaca.
Segundo o diretor do Programa ISTs/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Belmiro, o “Dia Mundial de Luta contra a AIDS” faz lembrar quantas vidas já se perderam e, ao mesmo tempo, mostra a evolução no tratamento e na prevenção da doença. “Ainda temos um longo caminho a ser seguido, fazer o teste que está disponível nas unidades básicas e no programa IST/ AIDS e hepatites virais de forma gratuita e rápida é uma grande ferramenta nessa luta. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico melhor será a qualidade de vida dessa pessoa. Por isso, teste-se regularmente, use preservativo e demais métodos de prevenção”, reforçou.
Saiba mais sobre o HIV e a Aids
HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Ele é o causador da AIDS – sigla também em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A AIDS, transmitida pelo HIV, ataca o sistema imunológico da pessoa, causando o enfraquecimento da defesa do organismo, deixando-o vulnerável para o aparecimento de outras doenças.
Transmissão
O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais sem camisinha, pelo compartilhamento de objetos cortantes contaminados, transfusão de sangue contaminado e pela mãe soropositiva, sem tratamento, para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.
Prevenção
A prevenção é feita pelo uso de preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais; ou pela Profilaxia Pré-exposição (Prep) que consiste em tomar antirretrovirais antes da exposição ao HIV; e pela Profilaxia Pós-exposição (PEP) que são os medicamentos antirretrovirais para serem tomados até 72h depois de se expor ao vírus.
No caso da Prep é preciso procurar os CTAs para orientação e encaminhamento quanto ao uso da medicação. Já a PEP é ministrada somente nas UPAs.
Tratamento
Ainda não existe cura para o HIV, portanto, avanços científicos permitem que a pessoa com o vírus possa ter qualidade de vida. O tratamento é oferecido no SUS, com acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. O paciente só começa a tomar os medicamentos antirretrovirais quando os exames indicam a necessidade. Esses remédios mantém o HIV sob controle o maior tempo possível, diminuindo a multiplicação dele no corpo, recuperando o sistema imunológico e, dessa forma, aumentando a qualidade de vida.
Serviço
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) funcionam no CAE Iria Diniz e no Ressaca para atendimento de segunda a sexta-feira.
CAE Iria Diniz: avenida João César de Oliveira, nº 3620, 3º andar, bairro Eldorado. Horário: 8h às 17h.
CAE Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, nº 480, bairro São Joaquim. Horário: 13h às 17h.