A partir de segunda-feira (18/11), o sistema de estacionamento rotativo na região Eldorado entra em operação, visando democratizar o acesso às vagas de estacionamento, em 53 vias da região, otimizando a rotatividade nas áreas de maior circulação. O novo sistema conta com o aplicativo “TransconAPP”, disponível para iOS e Android, onde os usuários podem adquirir créditos para o estacionamento. Além da opção digital, os motoristas podem adquirir créditos também nos pontos de venda fixos que estão sendo cadastrados pela Transcon (confira lista no final).
O valor do rotativo é de R$ 4,50, preço único. O que pode mudar é o tempo de estacionamento, podendo ser 1h, 2h ou 4h, dependendo da via escolhida pelo usuário. É preciso ficar atento às sinalizações. A cada compra de crédito, os motoristas ganham um bônus de 30 minutos que pode ser utilizado a qualquer momento e sem data de validade.
Desde o dia 4 de novembro, equipes da Transcon estão nas ruas para orientar a população sobre o funcionamento do rotativo, o uso do aplicativo e a compra de créditos. O vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis, destacou o alcance das ações de divulgação e disse que o período inicial atendeu às expectativas, com mais de 6.000 downloads do aplicativo. “Distribuímos mais de 3.000 panfletos, orientando tanto motoristas quanto pedestres sobre a nova sinalização e o sistema de cobrança", afirmou.
Para Reis, o contato direto com a população nas ruas possibilitou que a população tivesse um entendimento maior sobre o sistema e, assim, diminuísse a resistência inicial das pessoas. Ele também explicou que a falta de vagas nas vias públicas da região Eldorado tem sido uma reclamação constante, o que reforça a importância da medida para liberar mais espaços de estacionamento.
“A maioria dos contatos diretos foi favorável, especialmente entre os motoristas que enfrentam dificuldade para encontrar vagas. Embora nas redes sociais algumas críticas tenham surgido, nas ruas percebemos apoio e entendimento sobre a necessidade do rotativo”, disse.
A criação do sistema rotativo responde a uma demanda por mais vagas em uma região onde o fluxo de pessoas é intenso e o estacionamento é disputado. A Transcon espera que o novo modelo contribua para uma utilização mais racional do espaço público. Durante o período de orientação, mais de 1.800 pessoas foram abordadas por agentes de mobilidade e educadores da Transcon. A iniciativa conta com uma equipe de 25 profissionais nas ruas, que seguirá com o trabalho de conscientização e, a partir de agora, também com a fiscalização.
"Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso às vagas. A presença dos agentes de mobilidade nas ruas continuará após o início da cobrança, de forma educativa, para evitar infrações e, assim, reduzir a necessidade de multas", explicou o vice-presidente.
O sistema busca atender a todos os usuários. Entre as sugestões recebidas pela equipe nas últimas duas semanas, destaque para a solicitação de um indicador de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e idosos no aplicativo, que está em análise para aperfeiçoamento da plataforma. “Esse aplicativo é um canal de comunicação e está cumprindo seu propósito de facilitar o uso das vagas e atender a demanda da população”, afirmou Reis.
O sistema oferece ainda canais de atendimento, como WhatsApp (31) 3329-3364, além de um “Fale Conosco” dentro do aplicativo para tirar dúvidas. A compra de créditos é simplificada pelo uso do Pix, com fácil ativação via QR Code presente nas placas das áreas rotativas. Até o momento, oito pontos de venda já estão operacionais, com outros 20 em fase de cadastro, garantindo opções de compra para quem preferir não utilizar o aplicativo.
Para mais informações sobre o rotativo, acesse: Vagas para todos: Transcon lança aplicativo para organizar trânsito e facilitar acesso a estacionamento
Pontos de vendas físicos do rotativo: