17 OUT 2024
SERVIÇO
Desassoreamento de córregos ajudam na prevenção dos alagamentos no período chuvoso

Uma das principais ações realizadas pela Prefeitura de Contagem para minimizar os impactos das chuvas é o desassoreamento dos córregos. Por meio do Programa "Caminho das Águas", cerca de 50 córregos foram limpos entre abril e outubro de 2024, resultando na retirada de cerca de 370 toneladas de material. Essas intervenções têm sido fundamentais para reduzir os riscos de alagamentos e enchentes no município.

Durante uma vistoria no Córrego Bom Jesus, realizada na quarta-feira (16/10), o superintendente de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, destacou os resultados positivos do programa. Cada córrego desassoreado contribui diretamente para evitar inundações em áreas urbanas. A expectativa é que no próximo período chuvoso haja uma diminuição significativa nos alagamentos, especialmente nas áreas onde a limpeza já foi realizada.

Segundo ele, a meta de desassorear cerca de 50 córregos por ano tem sido alcançada, o que ajuda a mitigar os impactos das chuvas na cidade. Ele também ressaltou que o programa é um aprendizado contínuo, com evoluções constantes.

"Estamos sempre buscando melhorias, como projetos de plantio, construção de gabiões e pequenas recuperações em áreas desassoreadas. Para o período chuvoso deste ano, esperamos repetir os resultados anteriores e minimizar os impactos", afirmou Eric.

Por meio do Programa "Caminho das Águas", cerca de 50 córregos foram limpos entre abril e outubro de 2024  Fotos: Ronnie Von/PMC

Córregos como da av. Nossa Senhora da Conceição (Europa/Vila Beneves); das ruas Vicente Ribeiro de Paula, (Quintas Coloniais); dos Cardeais (Solar do Madeira); Pássaro Preto e Araras (Tupã); Bom Jesus (Bom Jesus); Curuá (Xangrilá); Tapera (Cabral); Necésio Tavares, Cinco e Flávio Annes Guimarães (Jardim Vera Cruz), estão entre os locais que receberam as ações de desassoreamento em 2024. De acordo com o superintendente, a periodicidade dos trabalhos varia conforme a necessidade de cada área, uma vez que alguns córregos precisam ser revisitados anualmente, enquanto outros, após uma intervenção completa, só necessitam de nova manutenção a cada três anos.

Anualmente uma reunião é realizada com os órgãos envolvidos para identificar áreas problemáticas e prever locais que possam apresentar riscos de alagamento. A partir dessas informações é elaborado o plano de licenciamento entre fevereiro e abril, e o desassoreamento é executado entre abril e outubro, durante o período de estiagem.

"O ciclo é contínuo: vistoria durante as chuvas, licenciamento e desassoreamento durante a seca. No início do ano, fizemos uma reunião para definir as áreas prioritárias", explicou Eric.

O Programa "Caminho das Águas" é uma iniciativa integrada da Semad - que coordena as vistorias, licenciamento e fiscalização -, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) - responsável pela execução técnica - e das regionais administrativas e da Defesa Civil - que oferecem suporte às ações, especialmente junto à comunidade.

Córrego Bom Jesus

Em uma das áreas do Córrego Bom Jesus, localizado entre as ruas Palmeiras e Ailton José dos Santos, uma parceria com a Copasa está permitindo a realocação de uma rede de esgoto, facilitando o desassoreamento. A mudança possibilitará a ampliação do leito do córrego e evitará que o material acumulado atinja a Lagoa da Pampulha, contribuindo, assim, para a despoluição daquele local.

"O Bom Jesus é um exemplo de sucesso. Conseguimos desassorear o córrego no nível desejado, ampliando a vazão do curso d'água. No entanto, a rede de esgoto da Copasa estava muito próxima ao leito, o que limitava a ampliação necessária. Agora, com a realocação desta rede, será possível melhorar ainda mais a capacidade de vazão e realizar o plantio para a reconformação do leito", destacou o superintendente.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos

Autor: jornalista Milla Silva