17 OUT 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL SEDE
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
Complexo Maracanã: maior obra de infraestrutura de Contagem, trará benefícios para a cidade e região
Foto: Adelcio Ramos/PMC

Dia após dia as obras de implantação do Complexo Maracanã estão avançando em Contagem e os benefícios para toda a cidade serão inúmeros. A nova avenida representará uma relevante solução para o trânsito metropolitano, garantirá a preservação das águas do município, segurança e dignidade para a população em períodos de chuvas. Este é o maior projeto de mobilidade, saneamento e infraestrutura em curso no município e conta com investimento de R$302 milhões, com financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

A avenida terá 4,5 km, da LMG-808, altura do bairro Granja Ouro Branco, divisa das regiões Vargem das Flores e Sede, até a avenida Carmelita Drumond Diniz, no Chácaras Califórnia. Além da extensa malha viária que vai retirar o trânsito pesado do centro histórico da cidade, o projeto contempla implementações de sistemas de macrodrenagem e canalização de córregos, que combaterão enchentes, além de urbanização que proporcionará desenvolvimento e valorização dos bairros do entorno.

A prefeita Marília Campos ressaltou que a obra visa a preservação ambiental e a solução de problemas crônicos que afetaram a cidade por muitos anos, atendendo uma demanda urgente, que é criar soluções efetivas para lidar com as mudanças climáticas e assegurar o futuro da população.

“Esta é uma obra muito importante de macrodrenagem que está diminuindo o impacto das águas das chuvas, reduzindo as enchentes aqui em Contagem. Além disso, é uma obra de saneamento em que a água levada para a bacia de Várzea das Flores estará limpa, porque estamos implantando os interceptores de esgoto”, comentou.

Após a conclusão da avenida Maracanã, além de diminuir consideravelmente o volume de tráfego no centro histórico da cidade, o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado será significativamente reduzido, beneficiando cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.

Os impactos positivos não vão se restringir apenas a quem reside em Contagem, mas também vai se estender por toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, além de diversas regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.

A obra do Complexo Maracanã ocorre de forma simultânea em várias frentes de trabalho,
desde a pavimentação da ciclovia a implantação da rede de esgoto - Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Atualmente, várias frentes de trabalho estão em andamento, como as etapas de pavimentação de um trecho de 1,3 km, bases da ciclovia, obras complementares de urbanização, como implantação de rede de drenagem e de esgotamento, sarjeta, meio fio e passeios. Há também intervenções de drenagem, contenção e canalização nas galerias.

Vale lembrar que a Prefeitura de Contagem conquistou junto ao governo federal o repasse de R$112 milhões por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a revitalização completa das avenidas Carmelita Drummond Diniz e Dilson de Oliveira, que serão continuação da avenida Maracanã. Está prevista a adequação do canal de macrodrenagem existente nas avenidas e a implantação de duas bacias de contenção de enchentes, que vão eliminar as inundações, que causam transtornos e prejuízos para os moradores do entorno, além de nova pavimentação. No total, as obras vão contemplar toda a extensão dos dois corredores, com 2,7 km, da rua Albert Schwaitzer até a avenida João César de Oliveira.

Detalhes da obra: av. Maracanã

O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus e pavimento de 10 cm de espessura; uma ciclovia e um viaduto sobre a Rodovia LMG-808. Além disso, estão previstas cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer e, outra, no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação natural.

Intervenções de macrodrenagem que integram o Complexo Maracanã vão reduzir os problemas com inundações nos períodos de chuva - Fotos: Adelcio Ramos/PMC

Haverá, ainda, a implantação de 3,5 km de canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro em solo reforçado, que solucionará os problemas de inundações em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.

Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias para os cidadãos; além de iluminação pública em LED por toda a via.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo