11 OUT 2024
SERVIÇO
Programa "Contagem Ativa" transforma vidas e promove o bem-estar da população idosa no município

O programa “Contagem Ativa” tem se destacado como uma fonte de transformação e bem-estar para a população da cidade. Mais do que uma prática de exercícios físicos, a iniciativa se configura como um espaço inclusivo que fomenta a socialização e prioriza a prevenção da saúde. Por meio de uma variedade de atividades, o programa estimula o corpo, além de promover o desenvolvimento mental e o fortalecimento das relações interpessoais em um ambiente onde cultura, esporte e saúde se entrelaçam.

Entre os alunos do programa, o público da terceira idade se destaca com histórias que evidenciam o impacto positivo das aulas em suas vidas. Uma dessas participantes é Maria das Dores, a ‘Dorinha’, que há cerca de nove anos se dedica às atividades. Aos 61 anos, ela compartilhou como essas experiências transformaram sua rotina. “Aqui me sinto mais feliz e disposta. Recuperei massa muscular e isso foi excelente para mim. Além disso, minha mente melhorou muito, porque parece que, por um tempo, consigo esquecer todos os problemas. O pessoal é como uma família que traz uma paz indescritível”, relatou.

As aulas do “Contagem Ativa” oferecem, num espaço que valoriza a cultura, a socialização entre os participantes. Esta abordagem transforma cada encontro em uma oportunidade de aprendizado e interação, promovendo um ambiente acolhedor. “A presença da música e as oportunidades de interação social enriquecem a experiência dos participantes, tornando as aulas não apenas mais dinâmicas, mas também mais agradáveis e envolventes. Nossa prioridade é a prevenção à saúde e, a partir desse foco, todos os outros benefícios se agregam naturalmente às aulas”, explicou o instrutor do programa há mais de um ano na Praça da Jabuticaba, Israel Lino.

Este núcleo, em particular, estabelece uma parceria com o Projeto “CAD em Ação”, que foi criado no intuito de promover a saúde e o bem-estar dos usuários da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro CAD. O projeto não apenas leva regularmente os pacientes da UBS para as aulas, mas também os acompanha durante as atividades, proporcionando um ambiente de suporte e incentivo. “Os profissionais da nossa unidade estão constantemente convidando novos pacientes a participarem das aulas, pois acreditamos que essa iniciativa contribui de maneira significativa não apenas para o controle da diabetes, mas também para o gerenciamento da pressão arterial", disse a coordenadora do CAD em Ação, Ludmilla Aparecida.

Contagem Ativa

O “Contagem Ativa” é a fusão bem-sucedida dos programas "Pratica Contagem" e "Movimenta Contagem", que foram remodelados e reestruturados para atender a todas as regiões da cidade, de forma gratuita. Clique aqui e saiba onde ficam os núcleos!

Atualmente, o programa oferece aulas com uma ampla variedade de modalidades, que vão desde treinamento funcional e até sessões de dança, pilates, corridas e caminhadas guiadas e atende mais de 4.000 alunos em mais de 70 pontos da cidade. Esta diversidade de atividades permite que os participantes encontrem opções que se adequem às suas preferências e necessidades específicas, tornando a prática de exercícios físicos mais acessível e atrativa a todos os públicos.  As atividades oferecidas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.

Autor: estagiário Guilherme Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti