Contagem está se tornando uma cidade para todos, com conforto e segurança nas ruas e pautada pelo desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a Prefeitura está desenvolvendo o Programa “Contagem Mais Bonita”, que visa a revitalização de canteiros e calçadas. E, agora, chegou a vez do principal corredor comercial do município, a avenida João César de Oliveira, ser contemplada.
O projeto para transformação da avenida mais famosa de Contagem foi apresentado à comunidade na manhã desta quarta-feira (3/7), no Espaço Popular do Eldorado. O programa será executado por etapas. Na primeira, atenderá um trecho de 2,7 km da av. João César de Oliveira, entre o encontro com a av. General David Sarnoff até a praça Paulo Pinheiro Chagas.
A prefeita Marília Campos destacou os vários objetivos que serão alcançados com as obras, o que representa que cuidar da cidade é uma prioridade para o governo municipal.
“Este programa é fundamental porque atinge vários objetivos de interesse público, como oferecer conforto e segurança para as pessoas circularem pela cidade, reduzir o volume de carros particulares nas ruas, aliviando o trânsito, além do impacto ambiental, diminuindo os poluentes produzidos pelos carros e com o plantio de árvores. E ainda proporciona mais saúde, com as pessoas sendo mais ativas, caminhando, combatendo o sedentarismo e, também, estimulará o comércio. Por isso é um investimento muito importante e, nós, continuamos fazendo tudo para cuidar da cidade”.
Prefeita Marília Campos
Projeto arquitetônico da futura av. João César de Oliveira apresentado nesta quarta-feira (3/7).
O projeto
Os canteiros centrais e as calçadas da avenida João César de Oliveira passarão por diversas intervenções, como a recuperação do piso; implantação de rampas e outros dispositivos de acessibilidade, incluindo nas travessias; arborização com plantio de 26 tipos de árvores diferentes, como ipê, jacarandá, tipuana e outros; instalação de bancos em vários pontos do corredor; pergolados; recuperação de escadas, corrimãos e guarda-corpos; e paisagismo. As diversas pracinhas existentes ao longo da avenida também serão requalificadas, oferecendo áreas de descanso e de encontro com sombra para as pessoas.
Além de todos os objetivos de interesse público destacados pela prefeita Marília Campos, o projeto também vai beneficiar significativamente o comércio local, atraindo as pessoas para percorrerem a avenida, já que as calçadas e portas de lojas estarão em melhores condições, portanto, convidativas para circular. Moradora do bairro Eldorado, Raquel Rios, que também atua na Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem, aprovou o projeto e frisou o bom trabalho da Prefeitura em devolver à avenida a arborização suprimida e por realizar uma intervenção que vai estimular o comércio da região.
“Achei a proposta maravilhosa porque é um dos principais centros comerciais da cidade e a população precisa desse conforto. Há alguns anos, a avenida perdeu muitas árvores e, agora, vamos ter essa recuperação. Vai ficar perfeito, até porque, vai atrair ainda mais o público para circular nesta área e isso, com certeza, vai impulsionar o comércio”, opinou.
Além da avenida João César de Oliveira, que tem previsão de início dos trabalhos para a segunda quinzena de julho, o programa também está sendo executado nas avenidas Severino Ballesteros (Ressaca), Prefeito Gil Diniz (Sede) e Pio XII, no Água Branca (Eldorado).