27 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Assistência Social debate como lidar com questões de gênero, classe, raça, no dia a dia do trabalho

Com intuito de discutir situações do cotidiano, como  relações de gênero, classe, raça e suas recorrências, vivenciadas no dia a dia, quando do exercício de suas atividades, centenas de servidores estiveram presentes no auditório da PUC Contagem, nessa quarta-feira (26/6). Somente em 2024, foi a quinta reunião, denominada “apoio técnico”, que esclareceu, elucidou e demonstrou, com exemplos, como lidar com situações delicadas no local de trabalho.

Com o tema “A interseccionalidade e o Suas: as relações entre gênero, classe, raça e a sua incidência na política de assistência social”, quatro debatedores apresentaram suas opiniões, posicionamentos e apontamentos. Na parte da manhã estiveram a professora da PUC Minas, Roberta Carvalho Romagnoli; o diretor da PUC Contagem, Júlio César Santana; e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino. À tarde, estiveram presentes a professora Maria Ignez Costa Moreira e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Bruno Alves e Odair Câmara.

Para a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira, o foco do apoio técnico é trazer servidores que trabalham nos Cras, Creas, secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social (abrigos e casas de acolhimento), e com direitos humanos para apresentarem dificuldades e desafios que enfrentam.

“Esse é o quinto apoio técnico e os temas escolhidos são sempre escolhidos pelos próprios trabalhadores. São questões que acontecem no cotidiano e que, muitas vezes, eles não sabem como lidar ou lidam de uma forma que poderia ser melhor. Também há dúvidas se agiram bem ou não e esse espaço é justamente para que todos possam, pelo diálogo, atuar no dia a dia da melhor forma possível”, destacou Michele.

Segundo ela, a interseccionalidade, que atravessa raça, gênero e classe social, está diretamente relacionada à assistência social, mas outras pastas também lidam, porque tratam diretamente com pessoas. “Quando falamos de gente, falamos de características individuais e, ainda, desafios. Para potencializar esse atendimento às pessoas, precisamos conversar e saber de quem está na linha de frente, justamente estes desafios enfrentados”, completou a subsecretária.

Somente em 2024, outros três encontros abordaram temas relacionados à população em situação de rua, políticas públicas sobre a pessoa idosa e ambiente saudável no trabalho. Além disso, um, especificamente, foi realizado para as organizações da sociedade civil. “Este ano, os encontros estão sendo feitos dentro de uma política de educação permanente, valorizando o trabalhador para que, durante a sua jornada ele consiga parar, estudar, pensar e desenvolver sua rotina da melhor forma”, afirmou a subsecretária.

Autor: jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo