A fé move montanhas assim como move multidões. E foi dessa forma que milhares de pessoas percorreram as ruas de Contagem durante a Marcha para Jesus, evento do calendário religioso da cidade, que aconteceu no último sábado (15/6). Os fiéis se concentraram na praça Paulo Pinheiro Chagas, seguindo em caminhada pela avenida João César de Oliveira até chegar à rua José Pedro de Araújo, no bairro Cinco. A "Marcha para Jesus" é um evento gratuito realizado pela Prefeitura de Contagem.
"A Prefeitura de Contagem respeita todas as crenças populares
e todas as religiões evangélica, católica, espírita, afro-brasileira
e, por isso, que a gente está presente. Presente para manifestar nossa fé
e para pedir a benção do Senhor para a nossa cidade.
Que seja uma cidade com mais justiça e paz,
marcada pela união entre as pessoas"Marília Campos, prefeita de Contagem
A concentração começou às 14h, com apresentações das bandas "Renovo Santo" e "Passos", que conduziram os fiéis com canções de júbilo e alegria. Logo depois, o público saiu em marcha, seguindo o trio comandado pela cantora Aline Cris.
Dirceu Alves é motorista de aplicativo, acostumado a percorrer quilômetros e quilômetros diariamente. Para ele, que ganha a vida cruzando a cidade, caminhar o trajeto que liga a praça Paulo Pinheiro Chagas até a rua José Pedro de Araújo foi uma tarefa fácil, ainda mais quando o percurso é impulsionado pela fé. "Vim para prestigiar a Marcha para Jesus, que é um evento maravilhoso. É sempre bom buscar a Deus caminhando em fé", destacou.
Michelle Nascimento é moradora do Eldorado. Em 2023 ela não pôde participar. Contudo, esse ano se fez presente junto de toda a família. "Ano passado eu não consegui vir. Esse ano eu não quis perder a oportunidade, pois é mais uma chance que a Prefeitura dá para todas as culturas e todas as etnias. Eu sempre acompanho a Marcha, porque é um momento de fé. É a graça de Deus por toda a cidade de Contagem", apontou.
Pessoas de todas as idades estiveram presentes à Marcha para Jesus Fotos: Janine Moraes/PMC
A caminhada durou cerca de uma hora e, ao chegar no Cinco, os fiéis foram recepcionados pelo pastor Leonardo Sale, que entoou palavras de louvor e fé, transformando a rua José Pedro de Araújo em um grande espaço de adoração e libertação. A força da oração do público emocionou o pastor.
"É muito mais do que uma marcha, que um louvor ou uma adoração. Pessoas foram libertadas aqui. Às vezes a gente concentra muito em uma ajuda, que também é essencial, como a cesta básica. Mas ajudar não é resolver. Jesus não veio para ajudar, Ele veio para resolver. E essa Marcha para Jesus não está ajudando as pessoas, ela está resolvendo a vida", destacou o pastor Leonardo.
O show do cantor Fernandinho foi o rito final que encerrou a programação da Marcha para Jesus de 2024. No repertório, o artista sergipano trouxe músicas como ‘Faz chover’, ‘Uma nova história’, ‘Nada além do Sangue’, ‘Dançar na chuva’ e ‘Galileu’, que emocionaram o público presente.
O cantor Fernandinho animou o público, encerrando a Marcha para Jesus de Contagem, nesse sábado Fotos: Janine Moraes/PMC
Valorização da cultura gospel
A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial da cidade desde 2011 e, em 2023, a atual gestão assinou o Decreto 921, que reconhece a Marcha para Jesus como patrimônio cultural imaterial de Contagem, viabilizando diversas iniciativas que valorizam a importância da cultura gospel para o município.
Investimentos
Para este ano de 2024, a Prefeitura irá destinar, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) - R$ 300 mil para ações culturais realizadas em espaços religiosos. Na ocasião do último sábado (15/6), a prefeita Marília Campos ainda anunciou a realização da Vigília de Contagem, com previsão de acontecer na Pedreira Santa Rita, local que será reformado pela Prefeitura, em data ainda a ser definida, que terá também a presença do pastor Leonardo Sale.
Respeito à diversidade religiosa
A prefeita Marília Campos destacou a importância de respeitar todas as religiões para alcançar uma Contagem mais justa e unida. "A Prefeitura de Contagem respeita todas as crenças populares e todas as religiões evangélica, católica, espírita, afro-brasileira e por isso que a gente está presente. Presente para manifestar nossa fé e para pedir a benção do Senhor para a nossa cidade. Que seja uma cidade com mais justiça e paz, marcada pela união entre as pessoas", afirmou.
O calendário de eventos da Prefeitura de Contagem conta com diversas ações que valorizam a diversidade cultural e religiosa do município. Além da "Marcha para Jesus", a encenação da "Paixão de Cristo" também é patrimônio imaterial da cidade, assim como a "Festa de Nossa Senhora do Rosário", da comunidade quilombola dos Arturos, e da Irmandade dos Ciriacos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos