A partir deste sábado (15/6), um semáforo com botoeira (botão a ser acionado por quem vai atravessar), localizado na av. das Américas, 747, no bairro Kennedy, vai começar a funcionar. O equipamento tem o objetivo de garantir mais segurança para pedestres - principalmente por se tratar de uma área onde há uma escola - e organizar melhor o fluxo na via. Para a implantação, foram analisados aspectos da segurança viária, a travessia de pedestres, fluidez e tipos de veículos.
Os moradores da região receberam com boa expectativa a notícia do funcionamento do semáforo. “Vai ser bom, pois irá ajudar bastante, principalmente para nós, que atravessamos com crianças. Eu, por exemplo, tinha medo. Na hora de atravessar sempre peguei meu filho no colo”, disse a embaladora de frutas, Marli Durães, 40, mãe de Arthur, 3.
O aposentado Valter Antonio Douglas, 63, afirmou que na avenida o fluxo de veículos é grande, principalmente quando os alunos chegam ou vão embora. “Eu atravesso neste ponto todos os dias e o semáforo vai diminuir bastante o risco de acidentes.
Além do semáforo, as sinalizações horizontais de faixa de pedestre, linhas contínuas, pintura de área escolar, zebrados e travessia elevada foram revitalizadas nas proximidades. Na rua da Democracia, que tem movimentação maior na entrada e saída de alunos, foi revitalizada uma faixa de pedestre e implantada sinalização horizontal de vagas para pessoas com deficiência e para idosos, assim como feita uma pintura de área escolar.
Como funciona o semáforo com botoeira?
Para atravessar a rua, o pedestre precisa apertar o botão e, somente após essa ação, o sinal irá fechar para os veículos. Dependendo do fluxo de travessia o semáforo pode não fechar imediatamente, sendo necessário esperar alguns segundos para o ciclo se completar.