10 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Contagem realiza a abertura da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Contagem promove, a partir dessa segunda-feira, uma série de atividades relacionadas à Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que visa sensibilizar, conscientizar e reforçar a defesa dos direitos dos idosos no município, defendendo a dignidade, vida e sensibilidade para com eles.

Para iniciar a programação, a palestra "Direitos Humanos - Pessoa Idosa: a importância da intersetorialidade frente ao desafio da gestão pública no atendimento das demandas das violações dos direitos da população idosa", trouxe à tona discussões e esclarecimento acerca do tema. A explanação aconteceu para cerca de 80 pessoas, representantes de secretarias municipais e usuários das políticas públicas para os idoso.

Em caso de conhecimento
de algum ato de violência contra o idoso,
denuncie! Disque 100.

A semana é realizada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que é comemorado no dia 15 de junho. A data reforça a importância da luta contra as diversas formas de violência que atingem a população idosa. A cerimônia contou, ainda, com uma reprodução do vídeo da Campanha “Junho Violeta”, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, do Governo Federal, e a apresentação do coral “Vozes da Maturidade”, uma das iniciativas do Programa “Contagem na Maturidade”, que emocionou os presentes com canções populares.

A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, destacou a importância de discutir as políticas públicas voltadas à proteção dos idosos para construção de uma cidade inclusiva. “Discutir estas questões é fundamental para garantir que a cidade seja inclusiva e promova a conscientização sobre as violações que afetam este grupo, assegurando que vozes sejam ouvidas e consideradas na gestão municipal”, afirmou.

Para a superintendente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Ivone Pereira, a importância de enfrentar a violência contra idosos garante uma qualidade de vida para os idosos. “É crucial garantir que os nossos idoso possam viver com dignidade, mantendo seus sonhos e direitos, assegurando que todos, incluindo futuros idosos, tenham uma qualidade de vida justa e segura”.

A palestra foi ministrada pela Diretora de Relação do Sistema Único de Assistência Social (Suas-BH), Danielle Carmona, com os Sistemas de Garantia de Direitos e Sistema de Justiça. Ela ressaltou a necessidade de enfrentar a violência contra idosos e garantir uma qualidade de vida digna para essa população em crescimento. Na visão dela, “é essencial enfrentar os problemas a fim de garantir uma vida digna para uma população, que é crescente, assegurando que as leis se traduzam em políticas públicas eficazes e financiadas, protegendo os direitos e a dignidade dos idosos de forma concreta e prática”.

“É muito importante cobrar investimentos e avanços nas políticas para idosos. Só assim é assegurado que as leis se tornem realidade, com a participação ativa da sociedade civil organizada e dos conselhos municipais para fortalecer a defesa dos direitos da pessoa idosa", reforçou Danielle.

Segundo a usuária do “Contagem na Maturidade” do Petrolândia, Lourdes Oliveira, o programa tem uma grande importância em sua vida. "Hoje eu tenho uma nova perspectiva de vida e estou mais animada com as atividades promovidas, pois o Contagem na Maturidade me causa mais bem-estar".

"É muito bom participar do bailão. Sempre faço novos amigos e tudo faz bem para a nossa mente. Além de diversão, há todo um cuidado com a gente, com atividades que impactam nas nossas vidas de forma positiva", ressaltou Antônio da Silva, que frequenta o bailão da maturidade no Espaço Mário Covas.

A população pode acompanhar e participar da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, unindo-se aos demais na luta contra os crimes praticados às pessoas deste grupo.

Em caso de conhecimento de algum ato de violência contra o idoso, denuncie! Disque 100.

Programação da semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa 2024

A Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa continua com atividades e materiais informativos sobre serviços de atendimento a denúncias de violência e violações de direitos em todas as regiões:

• Terça-feira (11/6) - 9h: Ação Educativa no CSU Amazonas - Rua Marquês do Paraná, 73 - Industrial

• Terça-feira (11/6) - 9h: Ação Educativa na rotatória do Tropical - ponto de referência viaduto Tropical

• Terça-feira (11/6) - 9h: Ação Educativa no parque ecológico - rua Paineiras, 753 - Eldorado

• Quarta Feira (12/6) - 8h: Ação Educativa no Marco Zero, na avenida Firmo de Matos

• Quarta Feira (12/6) - 8h: Ação Educativa no Espaço Bem-Viver Mário Covas, na rua Manoel de Matos, 162 - Central Park

• Quarta Feira (12/6) - 15: Ação Educativa na avenida Prefeito Gil Diniz, 485 - Centro

• Quinta Feira (13/6) - 9h: Ação Educativa no comércio da avenida João Gomes

• Quinta Feira (13/6) - 9h 30: Ação Educativa na quadra - avenida Borba Gato, 422 - Jardim Laguna

• Quinta Feira (13/6) - 9h: Ação Educativa no Espaço Bem-Viver Luiz Palhares, na rua Maria José Chiodi, 107 - Nova Contagem

• Quinta Feira (13/6) - 9h: Ação Educativa na avenida Retiro dos Imigrantes, 1.131 - Retiro das Esperanças