04 JUN 2024
GABINETE DA PREFEITA
SAÚDE
"Mais Saúde com Agente" aprimora conhecimentos de profissionais para atendimento da população
Foto: Luci Sallum/PMC
Com uma carga horária total de 1.275 horas, 285 agentes comunitários de saúde e de endemias participaram da formação, reafirmando a dedicação e compromisso com a saúde pública

Cerca de 285 profissionais da saúde celebraram a conclusão do curso técnico do Programa Mais Saúde com Agentes, em suas respectivas áreas. A solenidade, realizada no auditório da PUC Minas Contagem, representa um marco histórico na qualificação profissional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) do município. O curso aconteceu entre agosto de 2022 e julho de 2023, somando uma carga horária de 1.275 horas, formando 196 agentes comunitários e 89 agentes de combate a endemias.

Iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e universidades, o curso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como objetivo oferecer aos agentes a oportunidade de se qualificarem profissionalmente, aprimorando seus conhecimentos e habilidades para atuarem ainda com mais excelência na atenção primária de saúde da população. Os professores do curso foram os próprios servidores da secretaria, previamente capacitados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A prefeita Marília Campos destacou a importância do trabalho dos profissionais da saúde na atenção básica, ressaltando que ele não se restringe aos que atuam nos postos. "O atendimento de saúde da população está também nas visitas nas casas das pessoas, que muitas vezes identificam o problema e apresentam as soluções. Temos que nos preparar ainda mais, pois o trabalho de vocês é um trabalho incansável e essencial para a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o bem-estar da nossa população", ressaltou Marília.

A prefeita ainda destacou os investimentos realizados para a reconstrução e fortalecimento da saúde no município. “O investimento de mais de R$1 bilhão na saúde, tem gerado melhorias significativas na saúde e aumentado o número de pessoas atendidas. Não são apenas aqueles que necessitam da saúde pública que estão buscando nossos serviços, mas também aqueles que não são bem atendidos no sistema privado estão migrando para o sistema público, isso é bom e é desafiador ao mesmo tempo”.

O secretário de Saúde, Fabrício Simões, parabenizou os agentes de saúde de Contagem pelo trabalho e destacou a relevância da capacitação. “Essa formação é um marco, uma valorização do trabalho de cada agente da saúde da nossa cidade. Às vezes a população não valoriza tanto a prevenção e só se lembra de sua importância quando vem a doença. Nós lembramos da importância da prevenção e da promoção da saúde, valorizando o trabalho de vocês.”

O curso técnico preparou os profissionais para atuarem na identificação, prevenção e controle de doenças e agravos, além de aperfeiçoar os processos de trabalho, direcionando-os aos indicadores de saúde, além da identificação precoce de sinais e sintomas, com ênfase na promoção da saúde.

“A formatura dos agentes representa um passo importante na construção de um futuro mais saudável. Com a nossa qualificação, a cidade está cada vez mais próxima de alcançar os objetivos na área da saúde. A realização dessa formatura foi, sem dúvida, um dia para celebrar”, destacou Lucilene Machado, agente de saúde comunitária que realizou o curso.

Maria Juraci, agente de endemias do Novo Progresso, acredita que a formação vai contribuir para o reconhecimento de seu trabalho diário. “Este curso contribuiu para melhorar nossa abordagem ao visitar as casas dos moradores. Frequentemente somos vistos apenas como "pessoas da dengue", mas fazemos muito mais do que isso, e hoje, ao receber nosso diploma, somos reconhecidos como verdadeiros profissionais da área da saúde”.

Além das homenagens e da entrega do certificado, a cerimônia contou com a entrega dos kits de uniformes, que incluem materiais essenciais para o trabalho diário dos agentes.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo