Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
04
04 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Mais inclusão: Sem Limite supera a marca de 10 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024
enviar para um amigo
receba notícias
Iniciado em 2007, o programa busca promover acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

Mais do que garantir o direito de ir e vir, o Serviço de Transporte Especial Sem Limite, conhecido como “Sem Limite” é uma iniciativa para que as pessoas com mobilidade reduzida possam se deslocar no dia a dia para tarefas cotidianas, como ir ao médico ou à faculdade. O programa é direcionado para as pessoas com deficiência física e com alto grau de comprometimento na mobilidade.

Os atendimentos do programa são divididos entre fixos; para pessoas que precisam do atendimento diariamente; ou esporádicos, referentes a casos de acompanhamentos médicos, por exemplo. De janeiro a abril deste ano, foram realizados mais de 10 mil atendimentos pelo programa, divididos entre esporádicos e fixos.

Como participar 

Para participar do programa o usuário passa por uma série de avaliações, além da etapa de comprovação do seu estado. O primeiro passo é ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa e realizar o cadastro, levando documentos básicos, como documento de identidade, CPF, comprovantes de endereço e de renda. A dica é sempre entrar em contato antes para confirmar quais são os documentos necessários.

Toda a documentação é enviada para a Junta de Avaliação Multiprofissional Especial (Jame), onde é agendada a avaliação clínica do usuário. Após a avaliação, é comunicado o resultado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Lá, acontece a etapa de cadastramento pela Central de Atendimento ao Usuário, onde são enviadas as solicitações de emissão de cartões de embarque para o usuário e o acompanhante, retirados os cartões e repassadas informações referentes ao programa.

Por último, o usuário passa a ser incluído na escala operacional. Há um trabalho de logística entre a Central de Atendimento ao Usuário e a Transcon, que analisa, por exemplo, as solicitações do usuário referente ao atendimento e a rota. A partir de então, o usuário passa a contar com o programa para ir e vir, com conforto, acesso e dignidade. 

Todos os 24 veículos do programa são adaptados e os motoristas são devidamente capacitados para exercerem a função, promovendo inclusão sem abrir mão da segurança.

Para mais informações sobre o Programa "Sem Limite", os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3392-2720.

Autor: jornalista Camila Marques / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia