31 MAI 2024
MULHER
SERVIÇO
Casa da Gestante, Bebê e Puérpera oferece acolhimento materno-infantil humanizado
Unidade tem capacidade para até dez gestantes e permite prestar assistência contínua, aconchegante e mais afetuosa que no ambiente hospitalar

“Me apresentaram um lugar muito acolhedor, com outras gestantes
que também estavam em situação parecida com a minha.
Um local onde compartilhamos e apoiamos umas às outras.”

O depoimento emocionado da paciente Thatiana Coelho retrata o que a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) representa. Um acolhimento que vai muito além da estrutura em si, mas uma experiência humanizada em meio às incertezas das mulheres em relação à gestação e à saúde dos seus bebês recém-nascidos.

Vinculada ao Centro Materno Infantil de Contagem (CMI), a CGBP acolhe gestantes de alto risco, puérperas com bebês internados no CTI neonatal e bebês que necessitam de uma atenção à saúde e proximidade dos serviços hospitalares, mas sem a necessidade de internação. Possui capacidade para receber até dez pacientes, oferecendo condições de permanência, alimentação e acompanhamento por uma equipe multiprofissional, atendendo à população de Contagem, Ibirité e Sarzedo, municípios que integram a microrregião.

A unidade possui estrutura completa para receber gestantes, bebês e puérperas de modo confortável e com acompanhamento 24h - Fotos: Luci Sallum/PMC

De acordo com a enfermeira obstetra e supervisora da Casa da Gestante, Larissa Soares, na unidade é possível oferecer um acompanhamento mais adequado às pacientes. “O intuito da casa é garantir um conforto melhor, mais aconchegante, fazer com que elas se sintam em casa mesmo, mas sem perder de vista os cuidados médicos, contribuindo para um bom desfecho materno-infantil”, explicou.

Moradora do município de Ibirité, Giovana Gabriele Silva estava internada na CGBP e gostou muito da proposta da casa. “É bem melhor do que no hospital, pois lá a gente fica um pouco desconfortável, mais tensa. Por aqui ser uma casa, o ambiente é mais acolhedor e a gente se sente mais confortável, se sente melhor”, contou.

Estrutura humanizada

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera está instalada em um imóvel residencial a apenas 500 metros do Centro Materno Infantil (CMI). Enquanto estão na casa, as mulheres recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médico obstetra, enfermeiro obstétrico, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionista. Têm acesso, ainda, a transporte de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e ambulância 24h, ambos para encaminhamentos internos, além de serviços laboratoriais e de imagem.

Na casa, as gestantes recebem o atendimento necessário ao acompanhamento da gravidez,
como o controle da pressão e do batimento cardíaco dos bebês - Fotos: Luci sallum/PMC

A gestante Graziele Aparecida Contareli Dalfior fez questão de manifestar seu agradecimento à toda equipe da Casa da Gestante. “Um lugar maravilhoso, onde as pessoas atendem a gente de uma forma maravilhosa”, disse.

Internada na CGBP pela segunda vez devido à diabetes, Bruna Luiza Silva, afirmou que gostou muito da atenção que teve na unidade. “Tive uma experiência muito boa aqui na Casa da Gestante, tudo organizado, limpeza a todo momento, atenção e o carinho de todos. Quero agradecer a todas elas pelos momentos que passei aqui com o meu bebê”, afirmou.

Na unidade, são fornecidas refeições diárias para as pacientes, seguindo a dieta prescrita pelos profissionais que as acompanham, sendo livre também o uso da cozinha e lavanderia. Além disso, as pacientes contam com a atuação do Serviço Social, que auxilia as usuárias em seus direitos trabalhistas e no planejamento reprodutivo. Durante o dia são realizadas atividades lúdicas, com o intuito de promover a socialização e orientações às pacientes, sobre a gestação, parto, puerpério, amamentação e cuidados com o bebê.

A CGBP atua junto às demais unidades de saúde do município, mas o encaminhamento para a internação na unidade é feito pelo Centro Materno Infantil. Dessa forma, as unidades básicas de saúde, bem como os demais municípios, direcionam as gestantes para o CMI, onde será feita uma avaliação se as pacientes se encaixam nos critérios que necessitam deste tipo de cuidado. As puérperas que recebem alta hospitalar podem solicitar a vaga por meio da psicologia do alojamento conjunto ou do alojamento materno.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), do Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem ganhou um novo endereço. A mudança tem como objetivo principal oferecer um espaço mais amplo, confortável e adaptado às necessidades das futuras mamães e seus bebês, proporcionando uma acolhida ainda melhor. O novo espaço está localizado na rua Zelinda da Silva, 27, Novo Eldorado, cerca de 500 metros do CMI.

CLIQUE AQUI e confira o depoimento completo de Thatiana Coelho.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: jornalista Etienne Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo