17 MAI 2024
LIMPEZA URBANA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Dia do Gari é celebrado com homenagens e valorização dos trabalhadores da limpeza urbana

Em comemoração ao Dia Nacional do Gari, celebrado em 16 de maio, a Prefeitura de Contagem fez uma homenagem a todos os trabalhadores da limpeza urbana do município, com um café da manhã especial, nesta sexta-feira (17/5). O momento foi de valorização, troca de experiências e socialização para os profissionais que fazem a diferença no cuidado com a cidade.

Os trabalhadores da limpeza urbana de Contagem se reuniram no pátio da empresa Localix, prestadora de serviço de coleta de resíduos na cidade, onde foram homenageados pelos representantes da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Obras, o vice-prefeito e os empresários do segmento.

O subsecretário de Saneamento e Serviços Urbanos, João Batista de Lima Filho, ressaltou que a Prefeitura vem fazendo investimentos importantes em tecnologia, não só para cumprir a legislação, mas, pensando além, a fim de valorizar e oferecer cada vez mais qualidade de vida aos trabalhadores de Contagem.

"Nos empenhamos constantemente para melhorar as condições de trabalho e saúde dos nossos agentes, principalmente tornando as atividades mecanizadas, como, por exemplo, adotando o uso de contêineres, que ajudam muito a reduzir o esforço físico no dia a dia”, destacou João Batista.

Segundo ele, o município conta com 10% da coleta de forma mecanizada, presentes na maioria dos condomínios e Áreas de Interesse Social. “Nosso foco é realizar um conjunto de ações para reduzir os riscos e aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores da Limpeza Urbana, inserindo suas necessidades nas políticas públicas de Contagem", disse.

O Dia Nacional do Gari é celebrado em todo o Brasil de modo a reconhecer a profissão como essencial para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população, como frisou a coordenadora de Mobilização Social e Educação Ambiental de Contagem, Nilma Souza, pontuando as várias frentes de atuação desses trabalhadores.

"Esta é uma categoria extremamente importante e reconhecida, por isso, a Prefeitura valoriza esses profissionais, porque entendemos que a prestação dos serviços de zeladoria é fundamental para a cidade. Vale sempre lembrar também que a limpeza urbana abrange várias ações com foco ambiental como a capina, varrição, coleta convencional, limpeza das vias públicas e manutenção dos ecopontos", afirmou.

Cristiano Fidelis falou em nome dos colegas da satisfação de prestar um serviço de excelência e
Carlos Lopes fez uma oração de agradecimento pela vida e trabalho Fotos: Ronnie Von/PMC

Figura popular entre os trabalhadores da limpeza urbana de Contagem, Cristiano Fidelis, falou em nome dos colegas e reforçou o empenho que ele e toda a equipe entregam no dia a dia e o compromisso que eles têm em cuidar da cidade. "Agradeço a Deus e à Prefeitura por ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe. Sou muito feliz e trabalho com o propósito de prestar um serviço com excelência para a população", destacou.

O garoto Yan Vilela é um fã declarado dos garis e recebeu de presente um caminhão de coleta de resíduos de brinquedo - Fotos: Ronnie Von/PMC

Durante as comemorações, o pequeno Yan Vilela, 3, morador do bairro Água Branca, que é fã dos garis e já teve uma festa de aniversário temática do Programa "Contagem Mais Limpa", ganhou um presente simbólico, um caminhão de coleta de resíduos de brinquedo. Para fechar as homenagens, o motorista da equipe da limpeza urbana, Carlos Lopes, conhecido como Toti, fez uma oração em agradecimento pela vida e o trabalho dos profissionais, proporcionando um momento de emoção e alegria para os presentes.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo