21 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
REGIONAL ELDORADO
Apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais reúne centenas de pessoas na praça da Glória
Sob a batuta do maestro José Soares, o espetáculo, apoiado pela Prefeitura de Contagem, contou com a apresentação de vários clássicos da música erudita

A manhã de domingo (21/4) foi de música e emoção na praça da Glória, em Contagem. Isso porque a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais escolheu a cidade para inaugurar a turnê estadual do grupo, presenteando o público com uma linda apresentação, que contou com a interpretação de grandes clássicos da música erudita nacional e internacional como "O Quebra-nozes", de Tchaikovsky; e "O Batuque da Ópera Malazarte", de Lorenzo Fernandez. Além disso, compositores como Mozart, Strauss Jr, Brahms, entre outros também foram lembrados. Sob a batuta do maestro José Soares, o espetáculo, apoiado pela Prefeitura de Contagem, aconteceu de forma inteiramente gratuita e aberto ao público, que compareceu de forma maciça, em mais uma iniciativa do poder municipal em levar arte e cultura para toda a população.

"É um grande encontro das pessoas que moram e visitam Contagem,
e que se reuniram para assistir música clássica e erudita.
Isso humaniza a gente e saímos daqui com uma disposição muito maior
para consolidar os laços entre as pessoas"

Marília Campos, prefeita de Contagem

Para José Soares, maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, “é uma alegria dar continuidade ao projeto de itinerância da Filarmônica pelo vasto e diverso Estado, que honra o nome da orquestra. E a imensidão e grandiosidade das terras mineiras é o que nos inspira para levar um repertório que mostre o quão grande é o mundo da música de orquestra e, sobretudo, o quão perto está de nossas vidas”.

A prefeita Marília Campos valorizou a iniciativa de realizar um espetáculo como a apresentação da orquestra na cidade, em especial por ressaltar ainda mais o caráter que Contagem tem em realizar esse tipo de evento. "É um grande encontro das pessoas que moram e visitam Contagem, e que se reuniram para assistir música clássica e erudita. Isso humaniza a gente e saímos daqui com uma disposição muito maior para consolidar os laços entre as pessoas", destacou ela.

Centenas de pessoas compareceram à praça da Glória nesse domingo (21/4).    Fotos: Janine Moraes/PMC

Diretora da Escola de Música Musi Kids, Esther Amorim destacou que "para os alunos, e também para mim, essa foi uma experiência nova, pois eles nunca tinham visto algo assim. Ter uma orquestra em Contagem traz uma oportunidade iimensa a todos e a gente sabe que uma oportunidade pode mudar vidas".

Músico contagense, Gustavo Figueiredo valorizou a iniciativa da realização do evento em praça pública. "Essa é a oportunidade de ver a Orquestra Filarmônica em um espaço gratuito na cidade de Contagem. É uma oportunidade não só para mim, mas para todo mundo, pois é uma das maiores orquestras do país. É um domingo de manhã, com a praça da Glória linda e lotada. Foi um evento maravilhoso", ressaltou o músico.

A praça da Glória é um espaço público revitalizado pela atual gestão da Prefeitura de Contagem, que recebe grandes eventos como o "Natal Luz" e o "Pré-Carnaval" da cidade. Para Marília "a praça da Glória é um espaço multiuso para todos os eventos culturais, religiosos e políticos. Praça é isso, um lugar de encontro para as mais diversas finalidades".

A Orquestra Filarmônica reuniu várias gerações, que puderam acompanhar diversos clássicos da música clássica e erudita.  Fotos: Janine Moraes/PMC

A apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é mais uma iniciativa da Prefeitura de Contagem em apoiar a realização de grandes eventos na cidade, com o objetivo de proporcionar arte e cultura ao ar livre e de forma inteiramente gratuita para toda a população.

Filarmônica

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.

A Filarmônica é uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país. Juntas, Sala Minas Gerais e Filarmônica vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional, com reflexos positivos em outras áreas, como, por exemplo, turismo e relações de comércio internacional.

A turnê estadual da Filarmônica de Minas Gerais é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura, governo de Minas Gerais e Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Cultural Filarmônica; Governo Estadual de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Há, ainda, apoio da Prefeitura de Contagem, Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti