20 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL NACIONAL
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura atende pedido e realiza obras aguardadas há mais de 30 anos pela população
Foto: Luci Sallum/PMC
Intervenções no sistema de drenagem e a pavimentação da via vão levar mais qualidade de vida aos moradores do bairro Chácaras Planalto, na região Nacional

Uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores do bairro Chácaras Planalto, na região Nacional, está sendo realizada pela Prefeitura de Contagem: as obras de drenagem e pavimentação da av. A (ou rua Cinco, como também é conhecida). Na manhã desse sábado (20/4), a prefeita Marília Campos vistoriou as obras, conversou com os moradores, explicando os ganhos que a região vai ganhar com as obras, incluindo em relação à qualidade de vida.

"É uma melhoria que proporciona uma
valorização muito grande de toda a região
.
Agora, a realidade será outra."

Marília Campos, prefeita de Contagem

Acesso para três condomínios e também para o município de Ribeirão da Neves, a avenida A é uma importante via na qual trafegam moradores e pequenos produtores da região, diariamente, para diversas regiões e municípios, inclusive, até centros comerciais.

Embora seja uma via importante, ela não possuía revestimento asfáltico, o que causava problemas no trânsito, principalmente por necessitar de uma infraestrutura adequada.

“Agora, porém, a realidade será outra. Com a pavimentação asfáltica, serão solucionados os problemas de saneamento, tornando a região mais urbanizada. Já a implantação do sistema de drenagem direcionará as águas de forma ambientalmente correta para o córrego que margeia a via. É uma melhoria que proporciona uma valorização muito grande de toda a região”, destacou a prefeita Marília Campos.

As obras de drenagem já foram finalizadas e a previsão é que a pavimentação seja concluída nas próximas semanas. O valor contratual da obra é na ordem de R$ 423 mil, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Com foco no histórico de reivindicações da comunidade, Edmar Antônio, que há 10 anos mora na avenida, contou que quando se mudou para a região, no local havia apenas cerca de 20 moradores. “Hoje nós podemos contar cerca de 300 famílias. Com isso, o fluxo de veículos aumentou muito e a necessidade de uma melhoria tornou-se maior”, disse.

As obras na av. A eram uma antiga reivindicação dos moradores da região Nacional
Foto: Luci Sallum/PMC

Edmar trabalha com educação ambiental e recebe muitos ônibus de turismo. Com as intervenções, muda-se todo o perfil de trafegabilidade e a questão urbanística da rua. Ele comemorou o atendimento do pedido da população pela Prefeitura. “Temos uma luta muito grande por essa obra. Passaram-se várias gestões e até então ficamos só nas promessas. A obra nunca saiu do papel, mas agora isso mudou. Estamos muito felizes”, destacou.

Ao final, o comerciante do bairro Chácaras Planalto, Geovane Souza Araújo, apontou que a pavimentação vai ajudar também no seu negócio. “Nós sempre passamos muito sufoco em época de chuva, por causa dos muitos buracos, da lama e do escoamento equivocado das chuvas, que geravam outros transtornos. Era muito difícil trafegar aqui. Agora fica bem melhor para os nossos clientes chegarem até o nosso comércio e também para quem mora ou tem que passar por aqui˜, contou.

Acompanharam a visita o vice Ricardo Faria; o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon), Saint Clair Terres; o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota Teixeira; e representantes do Legislativo municipal.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti