16 ABR 2024
REGIONAL SEDE
Mais cultura: inscrições para residência artística no Grupo Trama de Teatro estão abertas
Artistas de Contagem vão trocar experiências com quatro grupos renomados e com cineasta. As as vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de abril

As inscrições para a residência artística do Grupo Trama de Teatro já estão abertas. Nesta edição, os artistas, estudantes de teatro e pesquisadores terão a oportunidade de vivenciar momentos com os grupos Quatroloscinco, Luna Lunera e Cia. Candongas, além de experienciar trocas artísticas com o cineasta Affonso Uchoa e com o próprio Grupo Trama de Teatro, algo que vai proporcionar uma troca de experiências e enriquecer, culturalmente, os participantes.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril, por meio de formulário online (clique aqui), com os encontros acontecendo no Espaço Trama (av. Carmelinda Drumond Diniz, 527, Parque Maracanã). O projeto é uma iniciativa contemplada no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC).

“Nesta edição da residência, nós vamos explorar as práticas do fazer teatral, tendo como foco o teatro de grupo, por isso escolhemos o Quatroloscinco, a Luna Lunera e a Cia. Candongas, além do cineasta Affonso Uchoa, que tem um trabalho importantíssimo na seara cinematográfica”, explicou Patrícia Mattos, coordenadora de produção do Grupo Trama de Teatro, que também vai participar do momento de troca com os artistas selecionados.

Ao todo, a residência artística do Grupo Trama de Teatro terá a duração de oito semanas, sendo que, em cada uma, os participantes vão encontrar um dos grupos convidados. “Os encontros serão na nossa nova sede, localizada no bairro Maracanã, no Centro, e os requisitos para participar são: ser morador ou cidadão de Contagem, ter no mínimo 18 anos e ter alguma experiência no universo cênico”, frisou Patrícia.

O primeiro encontro do projeto está marcado para o dia 7 de maio. A carga horária será de dois encontros semanais, entre 18h30 e 22h30, totalizando oito horas por semana. No fim do processo, um certificado será emitido para todos aqueles que completarem, no mínimo, 75% de participação na atividade.

O Grupo Trama

Fundado em 1998, em Belo Horizonte, o Grupo Trama de Teatro migrou para Contagem há exatos 12 anos. No currículo, a companhia tem célebres espetáculos, como “Abracadalivro” (1998), “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001), “Tabu” (2003) e “Os Três Patéticos” (2006). Além de ser o realizador do “Trama Festival: Teatro em Contagem”, o Grupo Trama é um ponto de cultura no município e também um dos pilares do fortalecimento da produção teatral na cidade.

Residência Artística do Grupo Trama de Teatro
Inscrições: Até 20/4