A ampliação do horário de funcionamento de 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Contagem, para até às 19h, tem representado um avanço significativo no acesso à saúde para os moradores, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para buscar atendimento durante o horário comercial. Essa medida visa proporcionar mais tempo e oportunidades para que a população possa usufruir dos serviços de promoção e prevenção da saúde oferecidos pela rede de atenção primária.

As UBSs que oferecem atendimento das 7h às 19h estão distribuídas em todas as regiões da cidade, como Eldorado, Industrial, Nacional, Petrolândia, Ressaca, Riacho, Sede e Vargem das Flores. Vale destacar, ainda, a importância que esse funcionamento ampliado para o acolhimento de pessoas com sintomas de dengue, principalmente pela epidemia vivenciada no Estado atualmente.

Na região Sede, a UBS Centro é a referência para o atendimento em horário estendido, realizando cerca de cem atendimentos por semana, considerando apenas o período das 17h às 19h. Segundo a diretora do Distrito Sede, Aparecida Roberto Santana, essa iniciativa tem sido avaliada positivamente pela população, especialmente por aqueles que cumprem jornadas de trabalho durante o dia e não conseguem buscar assistência médica no horário comercial.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde de Contagem, Fernanda Carvalho, durante o horário estendido, as UBSs oferecem uma gama de serviços que incluem marcações de consultas, vacinação, procedimentos de enfermagem, atendimento médico e odontológico, além do suporte da equipe multidisciplinar. “Os pacientes são acolhidos e direcionados conforme a demanda, seja para casos agudos ou para agendamentos posteriores, permitindo que, com essa estratégia, os pacientes eletivos crônicos, como pessoas com hipertensão, diabetes, a gestante, entre outros, consigam um horário diferenciado para ter acesso às consultas”, afirmou.

A ampliação do horário de funcionamento das UBSs não só visa proporcionar mais acesso à saúde, mas também contribui para aliviar a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde muitos usuários buscavam atendimento para casos de baixa complexidade. Isso também reforça o papel fundamental da atenção primária na promoção da saúde e na prevenção de doenças, sendo a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Atendimento aos casos de dengue

Pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses podem buscar atendimento nas UBS no horário estendido. “A gente potencializou todas as UBSs para que melhorassem esse padrão de atendimento no momento que estamos vivendo. A gente tem na atenção básica o exame, juntamente o medicamento que já sai com a prescrição e fazemos o monitoramento do usuário, classificando o paciente que retorna à unidade de acordo com a sua classificação”, ressaltou Fernanda.

Para demandas fora desse horário ampliado das UBS e nos fins de semana, o mais indicado às pessoas com sintomas é que sigam para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Centrais de Hidratação Eldorado e Ressaca, que funcionam todos os dias das 7h às 22h.

Essas medidas buscam garantir um atendimento eficiente e rápido para os casos de dengue, contribuindo para o controle da doença e o bem-estar da população de Contagem. “A ampliação do horário das UBSs representa um passo significativo na melhoria do acesso à saúde, fornecendo um atendimento com qualidade e acessível para a comunidade”, finalizou a superintendente.

Veja abaixo os endereços das UBS:

Distrito Eldorado

UBS Maria da Conceição - Rua Pará de Minas S/Nº - Maria da Conceição

Distrito Vargem das Flores

UBS Retiro - Av. dos Imigrantes, S/Nº – Retiro

Confira abaixo os endereços das UPAs:

UPA JK - Av. João César de Oliveira, 784 - Eldorado

UPA Petrolândia - Rua Refinaria União, 137 - Petrolândia

UPA Ressaca - Praça 21 de Abril - Guanabara

UPA Vargem das Flores - Av. Retiro dos Imigrantes, 80 - Retiro

UPA Industrial - Av. Maria da Glória, 491 - Amazonas (atendimento pediátrico apenas)

Centrais de Hidratação