13 ABR 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Mais saúde: academias da cidade promovem atividade física acessível e inclusiva para a comunidade
Foto: Luci Sallum/PMC

Na busca por uma vida mais saudável e ativa, as academias da cidade têm se destacado como espaços públicos essenciais que estimulam a prática da atividade física e promovem diversos benefícios para a população de Contagem. Ao todo, são 21 academias distribuídas em parques, praças e áreas verdes, espalhadas pelas oito regiões da cidade. Essas estruturas oferecem uma alternativa acessível e atrativa para aqueles que desejam se exercitar ao ar livre.

Além do acesso gratuito a equipamentos de exercícios, as academias da cidade oferecem uma variedade de benefícios para a saúde física e mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividade física pode reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e outras, cardíacas, além de melhorar a saúde mental e reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Para Cláudia Fagundes, 58, frequentadora assídua da academia do parque Ecológico do Eldorado, os espaços são muito mais do que simples locais de exercício, sendo importantes na convivência e socialização. "Além de me exercitar, encontro meus amigos. É um momento de descontração e troca de experiências que me motiva a continuar vindo", disse.

“Aqui, posso desconectar do estresse do dia a dia enquanto cuido da minha saúde. Alguns minutos de exercício fazem toda a diferença no meu humor e na minha disposição”, disse Silvana Montenegro, 63, enquanto se exercitava ao lado de Cláudia.

Cléber Vasconcelos, 57, outro praticante assíduo, destaca a importância desses espaços como ferramenta de controle para a depressão. "Eu sofria com a depressão e, desde que comecei a me exercitar regularmente aqui no parque, tenho percebido uma melhora no meu humor e nos desafios do dia a dia”, relatou.

Autor: estagiário Guilherme Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti