08 ABR 2024
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL NACIONAL
REGIONAL RESSACA
Viaduto Integração vai beneficiar mais de 230 mil pessoas que moram ou transitam pela região
Obras para conclusão do viaduto, sobre a BR-040, estão sendo intensificadas e algumas alterações no trânsito precisaram ser feitas para agilizar intervenção

A Prefeitura de Contagem segue realizando ações para transformar e melhorar a mobilidade da cidade e as obras de implantação do viaduto Integração, localizado sobre a BR-040, entre os bairros Água Branca (Eldorado) e Morada Nova (Ressaca), foram retomadas na semana passada. A intervenção é fundamental para melhor conectar as regiões do município e desafogar o trânsito, garantindo que as pessoas gastem menos tempo com deslocamentos e tenham mais oportunidades de descanso e para curtir a família.

As etapas que estão sendo realizadas incluem a implantação da rede de drenagem no terreno onde as alças do viaduto serão implementadas e na rua Rio Paraíba, que fica no encontro com a av. Pio XII; terraplanagem e construção de muros de contenção. Na sequência será feito o encabeçamento do elevado, que é a ligação da estrutura suspensa com a via no nível térreo.

“Estamos com duas frentes de trabalho: o encabeçamento do viaduto com a adequação da via - que vai dar acesso ao elevado - e a drenagem da rua Paraíba. Por isso, contamos com a colaboração da comunidade e dos comerciantes com as mudanças temporárias no trânsito”, explicou o engenheiro fiscal deste projeto, Rafael Nolasco.

Transformação na mobilidade

O viaduto será fundamental para integrar efetivamente a região do Eldorado com a Ressaca e também com Belo Horizonte. O elevado vai garantir mais fluidez para o trânsito, inclusive, em dias de eventos na Arena MRV, que fica a 3 km de distância. O Corredor Ressaca, que conta com 9 km de extensão, abrangendo as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff terá mais efetividade, beneficiando 121 bairros e mais de 30 mil veículos que trafegam pelo local diariamente. Será uma transformação direta na mobilidade para mais de 230 mil pessoas que moram ou passam por essas regiões.

Alterações no trânsito

Um trecho da av. Pio XII com rua Rio Paraíba, no Água Branca, ficará fechado durante o andamento das intervenções. Para garantir que os motoristas continuem o trajeto pela região, reduzindo os transtornos no trânsito, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) fez uma adequação geométrica no local, permitindo que os veículos acessem as ruas Vicente Lopes da Rocha e Antônio Raposo pela própria av. Pio XII, que está funcionando como mão dupla no sentido Cidade Industrial, a partir do retorno próximo ao número 98, em trecho de 270 m.

Histórico

A construção do viaduto teve início em abril de 2020, mas foi interrompida após atrasos no cronograma por parte da empresa então contratada. Além disso, foi necessário realizar diversos processos judiciais para a retirada de quatro ocupantes irregulares que utilizaram a área para fins comerciais. Em cumprimento de mandato, a última desocupação foi concluída no fim do ano passado, em uma força-tarefa intersetorial conduzida pela Procuradoria-Geral do Município, com apoio da Transcon, Semobs, Administração Regional Ressaca, além de integrantes do poder judiciário e da Polícia Militar, envolvendo mais de 50 pessoas.

O investimento feito para as obras é de R$10,4 milhões com recursos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: Carol Cunha / Revisão: Ana Paula Figueiredo