Contagem tem se destacado pelas ações da Economia Solidária, que crescem e se fortalecem a cada ano. Compostos, em sua maioria por mulheres, atualmente, são 250 empreendimentos ativos cadastrados e outros 80 em processo de formação, que expõem seus produtos em 8 pontos fixos espalhados pela cidade, além dos itinerantes e periódicos, que ocorrem no saguão da Prefeitura, Tribunal de Justiça, PUC Contagem, Cidade Administrativa, parques Ecológico do Eldorado, Fernão Dias e Recreio.

Há, ainda, as feiras presentes nos eventos realizados pela Prefeitura de Contagem, como shows, corridas, inaugurações, entrega de obras, fim de semana nos parques, Natal de Luz, Festival de Abóbora, Contagem Geek e outros. Ao todo, ocorrem cerca de 400 feiras, por ano, espalhados pela cidade, beneficiando cerca de 150 mil pessoas, tanto empreendedores, como dos consumidores, que passam a ter acesso a mais opções de alimentação e artesanato nas oito regiões da cidade.

“A Economia Solidária em Contagem se tornou uma política pública desde 2006, com a lei nº4025. Temos intensificado as atividades de modo a garantir a geração de trabalho e renda à população como forma de inclusão social e oportunidade para quem se encontra fora do mercado de trabalho formal”, informou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.

Segundo Mara, com a reabertura do Centro Público de Economia Solidária, foi possível realizar o recadastramento e cadastramento de novos empreendimentos. “Em 2024, os números quadruplicaram em relação a 2021, quando eram apenas 100 ativos”. A subsecretária também ressaltou que o programa no município tem se tornado referência para outras cidades, tanto que, em 2023, Contagem sediou a Feira Estadual de Economia Solidária, que contou com a presença de empreendedores de todo o Estado, além de importantes autoridades, tanto estaduais, como nacionais.

Economia Solidária

As feiras da Economia Solidária não se limitam somente à questão rentável, sendo ainda uma proposta de organização social, cultural e sustentável, fomentando o desenvolvimento econômico local com a autogestão e incentivando a independência financeira dos participantes.

Para a superintendente de Geração de Renda e Economia Solidária, Giselle Lopes, além das feiras fixas e participação exclusiva nos eventos do município, é importante a qualificação periódica dos empreendimentos, uma vez que, desta forma, é possível ofertar mais qualidade aos consumidores, além de aperfeiçoar os produtos expostos. “Temos o compromisso de ofertar capacitações e formações, a fim de reforçar o conhecimento, trocar experiências e garantir que os princípios do movimento de Economia Popular Solidária sejam sempre os pilares norteadores do movimento em nossa cidade”, explicou.

Confira, abaixo, o local das feiras fixas da Economia Solidária:

• Novo Eldorado: praça Paulo Sergio Freitas de Araujo - av. Dr. João Augusto Fonseca e Silva - Novo Eldorado
  • Industrial: CSU Amazonas - rua Tiradentes, 275, Amazonas
  • Petrolândia: praça Irmã Maria Paula - rua Refinaria Duque de Caxias, s/nº - Petrolândia
  • Ressaca: parque Oitis - av. Um, esquina com av. Quatro - Oitis
  • Nacional: praça Nossa Senhora da Conceição - rua Henriqueta Rigolon - Pedra Azul
  • Sede: praça Sueli Silva - Bernardo Monteiro
  • Riacho: praça Itajaí - Monte Castelo
  • Vargem das Flores: praça do Coreto - Nova Contagem (rua VP1, esquina com VC1)
Autor: Jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo