A tarde de sábado (23/3) foi animada e com diversas atrações para quem compareceu à comemoração de um ano da Estação da Juventude, no JK, local destinado aos jovens de Contagem e que, durante esses 12 meses tem sido muito frequentado. Shows, oficinas e duelos de mc’s foram alguns dos atrativos, gratuitos, para celebrar a criação do espaço e sua ocupação pela juventude contagense.
Inaugurado em 24 de março de 2023, o espaço contou com investimento de R$ 2,5 milhões, o maior já realizado especificamente para a juventude no município. Esse aporte financeiro permitiu a realização de diversas oficinas e processos de sócio aprendizagem, movimentando cerca de 7 mil jovens no primeiro ano de vida do local.
“É um espaço que a juventude ocupa, que a juventude toma para si e que só vai se fortalecer e crescer cada vez mais”, apontou a superintendente de Políticas para as Juventudes, Camilla Marques.
Camilla ainda apontou a construção coletiva que levou à criação da ‘Estação Juv’, como é conhecida: “A gente fez processos de escuta e visitamos outros equipamentos pelo país que são referência na política da juventude, para a gente se inspirar. Depois construímos algo que tivesse a cara de Contagem”.
A Estação Juventude funciona de segunda a sábado e, além de oferecer oficinas de dança, inglês, música, também é aberto para receber grupos de fora, que aproveitam o espaço para ensaiar, estudar, descansar, alimentar e muito mais.
“Importante que mais jovens conheçam e venham se apropriar do espaço. Precisamos deles aqui dentro para saber o que eles querem, para poder oferecer algo com cada vez mais qualidade, para acolhê-los da melhor maneira”, afirmou a coordenadora do espaço, Elisanea Lima.
Bernardo Marques Silva, 20, morador do Eldorado, é frequentador assíduo do lugar.”Sou mc de batalha, faço parte do ‘Segunda Rap’. O espaço é muito bom, é revolucionário. Ajuda várias pessoas, várias comunidades. Há oficineiros que não teriam condições de exercer o que fazem hoje e a ‘Estação Juve’ proporciona isso”.
O evento de comemoração do primeiro aniversário atraiu também novos participantes, como foi o caso das amigas Raissa Rodrigues e Manoela Alves, ambas de 17 anos. Moradoras dos bairros São Salvador e Arpoador, respectivamente, souberam do evento pelas redes sociais e aproveitaram para conhecerem a Estação Juv.
“Vi no instagram e tenho amigos que participam de projetos. Vim pra conhecer pessoas novas e a juventude”, disse Raissa. “Muita cultura e a gente precisa disso: encontrar pessoas, vários talentos”, completou Manoela. Já os amigos Caio Alves e Kelly Syane, também de 17, estavam passando pela rua, viram o movimento e aproveitaram para curtir a festa. Ele é morador de Ibirité e ela, de Nova Contagem. “A gente viu o movimento e quis conhecer, está muito legal”, disse Caio..
Emerson de Oliveira, conhecido como Som, tem 39 anos e é ex-atleta profissional de basquete. Ele coordena o time Lord Basquete, de Nova Contagem, que mantém parceria com a Estação da Juventude e a Prefeitura de Contagem. Som aproveitou a oportunidade para levar alguns dos jovens atletas para conhecer o espaço.
“Hoje a gente trouxe os meninos para conhecer esse lugar maravilhoso e que é pra eles. Fiquei impressionado. Há cursos, lazer, atendimento psicológico, arte, cultura, esporte, tudo de graça para o jovem. Eles (Estação Juv) viabilizaram transporte para gente vir hoje. É muito legal esse trabalho”, afirmou Emerson.
Luiza Alexandra, 17, frequenta o espaço desde junho de 2023. “Fiz oficina de RPG, de LOL e de k-pop. Agora estou fazendo a de Action Figure. Adoro aqui, um dos melhores lugares, venho ensaiar com meu grupo de dança também. Fiz várias amizades”, ressaltou.
Programação de aniversário
Para a celebração do primeiro ano da Estação Juventude foram programadas diversas atividades, que ocorreram de 13 às 19h, sobretudo àquelas que foram mais marcantes ao longo do ano, como das culturas hip hop e geek.
Também teve oficina de pintura de Action Figure, com personagens de pokemon, jogos de fliperama e apresentação de k-pop, com oficineiros da própria Estação. Ainda, a batalha final que junta todas as batalhas realizadas nas regionais da cidade.
Para os participantes teve água, pipoca e algodão doce distribuídos gratuitamente. As barracas da Economia Solidária também estiveram presentes.
Estação Juventude
O objetivo inicial da Estação Juventude, de atendimento de 400 jovens por mês, na faixa etária de 15 a 29 anos, foi superado.
Até fevereiro de 2024 a Estação Juventude alcançou, com suas diversas atividades (cursos profissionalizantes, oficinas, eventos culturais, recreios culturais, rodas de conversas, oficinas nas regionais, etc) cerca de 7.000 jovens, não sendo contabilizados, neste contexto, as diversas agendas de mobilização e apresentações públicas nas atividades promovidas pelo município e com apoio e participação da Estação Juventude.
Ao longo desse período foram realizadas cerca de 20 oficinas socioculturais (grafitti, break dance, forró, inglês, teatro, música, podcast, LOL, RPG, etc.) e seis oficinas profissionalizantes, com duração de 60h cada nas ofertas de: tranças, barbearia, libras e mídias digitais.
Outras atividades foram desenvolvidas, como a ‘Quartarte’, em que os jovens podem ir com suas bandas e se apresentarem durante o dia. Outros grupos também podem se organizar para atividades culturais diversas, canto, poemas. Em 2023 também foi realizado o pré Contagem Geek, que vai acontecer em maio, no parque Fernão Dias e que promete ser mais um evento de sucesso.
Atualmente são atendidos cerca de 30 jovens por dia com as oficinas gratuitas. Para os interessados em ocupar o espaço, basta comparecer e escolher uma oficina ou agendar um espaço que deseje utilizar, como o estúdio de música, de dança, sala de informática, biblioteca, espaço de teatro. Clique aqui e siga o Instagram da Estação Juv!
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Newton de Castro Resende/PMC