Diante do crescente número de casos de dengue e outras arboviroses no município, a Prefeitura de Contagem segue com as diversas ações de prevenção e com um cuidado especial para com as pessoas acometidas pela doença. Um bom exemplo é a instalação da nova Central de Hidratação Ressaca, inaugurada na manhã desta terça-feira (19/3), que tem como principais objetivos acolher pacientes com sintomas de dengue e reduzir a pressão sobre as demais unidades de saúde.
A nova Central de Hidratação foi instalada em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca e tem capacidade para atender até 120 pacientes por dia. A prefeita Marília Campos esteve na unidade e reforçou a gravidade desse momento. “Já temos aproximadamente 26 mil casos notificados, com 16 óbitos em investigação e seis confirmados. A previsão é que isso aumente ainda mais neste mês por causa da onda de calor”, disse.
A Central de Hidratação vai acolher acolher pacientes das regiões Ressaca e Nacional com sintomas de dengue, reduzindo a pressão sobre as demais unidades de saúde.
Fotos: Janine Moraes/PMC
“Nós estamos melhorando a assistência em todas as nossas unidades, inclusive as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão preparadas para atender os casos de dengue, com 17 unidades funcionando com horário de atendimento ampliado. Abrimos no mês passado a Central de Hidratação Eldorado e agora essa unidade, que vai atender aos pacientes das regionais Ressaca e Nacional, localidades com grande índice de casos de dengue”, destacou Marília Campos.
O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, reforçou que o combate à dengue depende principalmente da ajuda de todos. “Cerca de 80% das situações da doença são identificadas nas casas das pessoas, por isso o trabalho de prevenção é essencial. O aumento do número de casos este ano já é histórico e o que a gente quer é evitar o contágio, contando com a parceria de toda a população”, afirmou.
Atendimento na Central de Hidratação
A Central de Hidratação Ressaca terá capacidade para atender até 120 pacientes por dia, chegando a um total de 840 atendimento semanais e 3.360 por mês, reduzindo assim a pressão sobre as unidades de saúde da região. Ao chegar ao local, as pessoas com sintomas de dengue são acolhidas, passando pela triagem e classificação de risco, sendo posteriormente encaminhadas para a consulta e, em seguida, recebendo o tratamento mais indicado.
A Central de Hidratação Ressaca foi montada com estrutura capaz de atender aos pacientes com agilidade e excelência. Fotos: Janine Moraes/PMC
Segundo o diretor do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Penna, a estratégia de instalar a Central de Hidratação em frente à UPA Ressaca possibilita um suporte ainda maior em caso de necessidade. “O funcionamento conjunto vai possibilitar um melhor acolhimento aos pacientes, além de tornar o atendimento mais ágil e humanizado para quem procurar a unidade com sintomas de dengue, chikungunya e zika (arboviroses), seja da região da Ressaca ou do Nacional”, explicou.
A Central de Hidratação Ressaca está oferecendo atendimento à população em horário semelhante ao da unidade de Hidratação Eldorado, sendo das 7h às 22h, todos os dias da semana, com previsão de funcionamento contínuo por até 50 dias a partir da inauguração. Uma possível prorrogação será reavaliada ao final, com a possibilidade de ser ampliado caso haja necessidade, de acordo com o andamento da atual epidemia de dengue.
Para absorver a demanda por atendimento, a Central de Hidratação Ressaca conta com uma recepção com capacidade para 40 lugares, três consultórios médicos, uma sala de observação/hidratação com 30 poltronas para pacientes e acomodação para 30 acompanhantes, farmácia para dispensação de medicamentos e um posto de Enfermagem.
A equipe conta com três médicos, 9 enfermeiros com atuação durante o dia e a noite, 24 técnicos em enfermagem para atendimento diurno e noturno. Assim, o objetivo principal é oferecer um atendimento digno e humanizado para todos.
Plano de Capacidade Plena
Com o aumento exponencial da demanda por atendimento, gerado pela atual epidemia, está sendo implementado o Plano de Capacidade Plena, que prevê a suspensão das cirurgias eletivas para liberar leitos na urgência e emergência para casos mais graves de dengue.
Segundo a diretora assistencial do Hospital Municipal de Contagem, Renata Graziela Soares, esta é uma medida difícil de ser tomada, mas muito necessária nesse momento. “A partir de amanhã (20/3), vão estar suspensas temporariamente as cirurgias eletivas, com o objetivo de oferecer um maior número de leitos para a internação dos pacientes com dengue”, afirmou.
Com isso, todos os leitos das unidades estarão disponíveis para o atendimento aos casos de urgência e emergência, bem como aqueles pacientes que procuram a unidade com sintomas mais graves da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Quando a atual epidemia começar a ceder e estiver mais controlada, os agendamentos e a realização das cirurgias eletivas devem voltar ao normal.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC