Estimular práticas esportivas e o autoconhecimento dos estudantes por meio do Tai Chi Chuan é uma realidade na Escola Municipal Professora Maria Olintha, no Eldorado, que tem realizado a atividade nas aulas de educação física desde o início do ano letivo. A prática milenar chinesa oferece aos educandos o bem-estar físico e mental, ajudando a lidar com situações de estresse.
O Tai Chi Chuan é um estilo de arte marcial reconhecido, também, como uma forma de meditação em movimento que promove a saúde através da respiração e concentração.
O educador físico e doutor em estudos do lazer, Igor Silva, é responsável pela modalidade na escola e ressaltou os benefícios da prática esportiva para os estudantes. “É uma contribuição valiosa para a saúde. Estou percebendo alguns estudantes aderindo com entusiasmo, especialmente aqueles que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE). Eles têm participado das práticas e se saído muito bem. Tenho notado que esses estudantes se sentem bem durante as aulas”.
“O ‘Tai Chi’ faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo para educação infantil e ensino fundamental e médio”, destacou o professor Igor, que optou por trabalhar a modalidade com as turmas dos 6º e 8º anos.
A vice-diretora da escola, Cíntia Duarte, se mostrou satisfeita com o trabalho realizado. “Estamos vendo resultados positivos, não apenas em termos de condicionamento físico, mas também no desenvolvimento de habilidades emocionais, equilíbrio e bem-estar geral”, apontou.
Os estudantes também comentaram sobre os benefícios que os exercícios têm oferecido a eles. Tamires Rodrigues, 10, do 6º ano, avaliou os resultados obtidos. “Eu me sinto muito bem realizando a prática. Tem me ajudado bastante no dia a dia me deixando bem calma”, disse.
Victor Tito, 13, do 8º ano, explicou sobre os desafios que enfrentou: “No começo estava um pouco difícil, mas depois eu comecei a gostar e comecei a ajudar o professor a coordenar a turma”.
Os resultados positivos alcançados com a prática do Tai Chi Chuan, na Escola Municipal Professora Maria Olintha, demonstram como o envolvimento da escola, professores e estudantes, com apoio da administração municipal, permitem oferecer uma educação diferenciada, que visa o pleno desenvolvimento dos estudantes.