A implantação da avenida Maracanã é a concretização do maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso em Contagem. As obras ainda não terminaram, mas já tiveram avanços significativos que têm proporcionado uma realidade bem melhor para os moradores da região da Sede, principalmente os bairros do entorno, que perdiam o sono em épocas de chuvas.
Motorista aposentado e morador da região, Carlos Alberto Rocha, acompanha o andamento dos trabalhos com frequência e fica admirado ao ver a transformação que está sendo implementada. Ao ver a gigantesca obra de macrodrenagem na altura do córrego Maracanã, que passa sob a avenida Dulce Geralda Diniz, ele lembrou dos transtornos do passado. “Antes, não tinha como atravessar aqui quando chovia, era preciso fazer um desvio de 5 km para chegar em casa, e os moradores do (bairro) Quintas Coloniais ficavam ilhados. Agora esse problema já não existe”, comemorou.
Na noite de terça-feira (23/01), uma forte chuva atingiu a cidade, com volume de 85,46 mm no bairro Praia, próximo à área das obras. Apesar da grande precipitação, a região não sofreu com transbordamentos, por conta do funcionamento eficiente, ainda que parcial, do sistema de drenagem que está em implantação.
“A Prefeitura se comprometeu com esta obra e está cumprindo. Estou muito feliz e todos os moradores daqui dos bairros também estão”, exaltou Carlos Alberto, reconhecendo os esforços do atual governo em retomar um projeto que ficou parado em anos anteriores e garantir melhor infraestrutura para a cidade.
Desenvolvimento para Contagem
A implantação da avenida Maracanã tem proporcionado mais desenvolvimento socioeconômico para Contagem, com geração de trabalho e renda para a comunidade local, além de atrair investimentos e valorização das regiões envolvidas. As obras contam com investimentos de R$ 302 milhões, oriundos de recursos municipais, financiados junto à Caixa Econômica Federal.
Evolução das obras
Devido ao tamanho grandioso do projeto, a obra está sendo entregue por etapas. A primeira delas, a ponte sobre o córrego Maracanã, localizada na avenida Dulce Geralda Diniz, no bairro Quinta Coloniais, já foi concluída e liberada para tráfego desde setembro de 2023, incluindo guarda-corpo e faixas para pedestres para garantir a segurança de quem transita pelo trecho.
Os trabalhos ocorrem em várias frentes, como a macrodrenagem no trecho entre a av. Dulce Geralda Diniz e rua Felisbino Pinto Monteiro, que está estágio de execução avançado, a galeria 2 no encontro das ruas Francisco de Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro, com mais de 90% de conclusão, e o viaduto sobre a LMG-808, que também está em reta final de implantação.
Integração metropolitana
Com a nova avenida Maracanã, o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado será significativamente reduzido e haverá uma relevante diminuição do volume de tráfego no centro histórico da cidade, facilitando a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.
Os impactos positivos alcançarão toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.