01 FEV 2024
CULTURA
Contagem entra na folia: segunda edição do Pré-Carnaval da cidade acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro
Realizado pela Prefeitura de Contagem, em parceria com a MH Produções Artísticas, o evento contará com a apresentação do cantor Wilson Sideral e de blocos locais

O Carnaval está chegando e o clima de folia já toma conta da cidade. No final de semana dos dias 3 e 4 de fevereiro, a praça da Glória, no bairro Eldorado, recebe a programação oficial do pré-Carnaval de Contagem. A iniciativa inclui shows do cantor Wilson Sideral e dos blocos aprovados no edital “Prêmio Blocos de Carnaval 2024”, além de concurso de fantasias, atividades teatrais e desfiles. A festa é gratuita e conta com atrações para o público adulto e infantil.

Mineiro de Alfenas, o cantor Wilson Sideral é uma das atrações do sábado (3/2), primeiro dia de festa. Com cinco álbuns de estúdio lançados e músicas que misturam elementos do rock, soul, mpb e blues, Sideral promete um show incrível para os contagenses. Na mesma ocasião, ainda sobem ao palco o DJ Veri e as bandas do Bloco Transborda, Bloco Unidos da Estrela da Morte, Bloco Carnavalesco dos Metralhas, Bloco Maria Baderna, Bloco Batucarte, Bloco da Língua, Bateria da L.O.U.C.A e Bloco dos Butequeiros, todos aprovados em chamamento público realizado pela Prefeitura de Contagem. A programação da folia começa às 16h, com encerramento previsto para às 23h.

O domingo (4/2) é reservado para a criançada. A partir das 10h, a Matinê das Crianças terá teatro com a apresentação da Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, música, concurso de fantasias com premiação, parque de brinquedos infláveis e oficinas para animar o público infantil, além das apresentações dos blocos Casa Aberta e Pra Que Ser Reto?. No segundo dia de festa, o encerramento da programação está previsto para às 14h.

“A folia em Contagem é para todos”, destaca o secretário municipal de Cultura, Ramon Santos. “O Pré-Carnaval, além de gerar entretenimento e cultura para a sociedade e movimentar a economia, é uma forma de dar visibilidade aos blocos da cidade, de incentivar a formação de público e fortalecer a democratização do acesso à arte e à cultura”, conclui.

O Pré-Carnaval

O Pré-Carnaval chega a sua segunda edição mantendo o objetivo de ser parceiro dos blocos carnavalescos do município, fomentando um espaço de diálogo constante e construindo políticas culturais inclusivas e eficientes em Contagem. Em 2023, na primeira edição, o evento reuniu milhares de pessoas na praça da Glória para festejar o final de semana que antecede o carnaval.

“O incentivo à cultura e às manifestações populares é uma marca da gestão da prefeita Marília Campos, e com o Carnaval, que é a maior festa popular que temos, não seria diferente. Serão dois dias de muita festa, em praça pública, com atividades que valorizam tanto os artistas quanto atrai o público contagense”, ressalta Ramon Santos.

Prêmio Blocos de Carnaval 2024

O Prêmio Blocos de Carnaval é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que busca contemplar blocos de carnaval com atuação comprovada no município de Contagem. No total, dez blocos foram contemplados, via chamamento público, e receberam o prêmio de R$10.000,00 cada um para a realização de eventos públicos e gratuitos ao longo do período de carnaval.

O Pré-Carnaval de Contagem é uma realização da Prefeitura de Contagem, em parceria com a MH Produções Culturais, e conta com o patrocínio da Tambasa Atacadista e da Cateno, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Programação Pré-Carnaval de Contagem

Classificação: livre

Sábado - 3 de fevereiro de 2024

16h – Concentração Blocos de carnaval de Contagem