18 JAN 2024
AGENDA CULTURAL
Programação de férias: oficina de doces reúne criançada no parque Gentil Diniz
A atividade faz parte da programação do Circuito Cultural de Férias, iniciativa que conta com oficinas e eventos gratuitos.

A Prefeitura de Contagem promoveu, na tarde da última quarta-feira (17/1), a Oficina de Doces, com a confeiteira Mônica Chagas. A atividade, voltada para o público infantil,  ensinou a criançada a fazer doces simples e gostosos, como beijinho e  cajuzinho. A oficina aconteceu no Casarão do parque Gentil de Diniz e fez parte da programação do Circuito Cultural de Férias.

A oficina foi dividida em quatro turmas, em que os participantes aprenderam a preparar uma alternativa fácil e saborosa de doce. Durante a atividade, a confeiteira Mônica Chagas explicou todo o preparo e, logo após, as crianças colocaram a mão na massa, moldando os docinhos. Após a execução, os participantes puderam experimentar as guloseimas.

​Fotos: Janine Moraes/PMC

Mônica explicou que escolheu ensinar o beijinho e o cajuzinho por serem doces fáceis e marcantes no paladar infantil. “A gente pensou em ser uma coisa mais prática, tanto para a mãe quanto para a criança, porque hoje em dia é tudo tão corrido e, às vezes, a pessoa não tem condição, esses doces são produções baratas, que levam poucos ingredientes” comentou a confeiteira.

Quem participou da oficina gostou muito, foi o caso da agente de saúde, Andresa Ramos, que levou a filha, Maria Eduarda, de 10 anos, para participar. “Eu achei muito bacana a oficina, pois as crianças podem sair um pouco das telas, daquela rotina do dia a dia para poder fazer um doce e interagir com outras crianças”, destacou Andresa. “Eu achei muito legal, eu amei fazer os doces, puxar, sentir a textura e sair um pouco das telas. Eu amei muito, muito legal”, contou a pequena Maria Eduarda.

A Oficina de Doce faz parte da programação do “Circuito Cultural de Férias”, que oferece à população da cidade, principalmente às crianças, oficinas e atrações culturais durante as férias. Realizado pela Prefeitura, a proposta tem o objetivo de fazer com que as famílias saiam de casa, que tenham os espaços públicos como alternativa de lazer para as crianças. “Além de trazer também um sentimento de pertencimento da gente cuidar desses nossos equipamentos públicos, que são os nossos patrimônios”, destacou a superintendente de Articulação Institucional,  Renata Lima.

Fotos: Janine Moraes/PMC

A programação do Circuito Cultural de Férias continua ao longo de todo o mês de janeiro, e ainda inclui atividades como a Oficina de Desenhos, que acontece no domingo (21), a partir das 8h30, também no parque Gentil Diniz; o lançamento do livro “A Árvore das Pioneiras”, a partir das 19h do dia 27, na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. E, para encerrar a programação, no dia 28, a partir das 14h, na praça da Jabuticaba, haverá oficinas circenses e ensaio dos blocos de carnaval.

Serviço - Circuito Cultural de Férias

Oficina de desenhos

Data: 21 de janeiro

Horário: 8h30