17 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SERVIÇO
Mais dignidade: Centro POP muda de endereço e passa a funcionar no bairro Inconfidentes
Local já está atendendo a população em situação de rua desde o final de 2023

O Centro POP, instituição municipal que dá todo o amparo necessário à população em situação de rua, está funcionando em novo local desde dezembro de 2023. Atualmente localizado na av. Vila Rica, 827, bairro Inconfidentes, a instituição continua ofertando serviços socioassistenciais de modo eficiente e contínuo junto aos usuários, reforçando o compromisso do município com direitos fundamentais.

Cerca de 80 pessoas são atendidas por dia no local. Os usuários têm acesso, de forma gratuita, a serviços como higiene pessoal, lavagem de roupa, encaminhamento para regularização de documentação civil, Cadastro Único (Cadúnico), alimentação, espaço pet, atendimento técnico, telecentro e guarda de pertences em um armário próprio, dando àqueles que precisam, buscar alternativas para mudar de vida.

Por meio da busca ativa, a Prefeitura também realiza abordagens sociais, identificando, informando e monitorando pessoas em situação de rua, alertando sobre os serviços socioassistenciais e as políticas públicas voltadas a elas.

Centro POP

O Centro POP é um local de referência especializado, inserido na proteção social de média complexidade. Não se trata, portanto, de um acolhimento institucional e, por essa razão, não é possível dormir na unidade. Trata-se de uma unidade pública para passar o dia, trabalhando o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos pessoais e comunitários e o protagonismo dos usuários enquanto sujeitos de direito. O local destinado a abrigar e que serve como dormitório é a Casa de Passagem.

No Centro POP são oferecidos o café da manhã, a confecção da carteirinha para acesso gratuito aos restaurantes populares, café da tarde e jantar.

Autor: jornalista João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo