A realidade dos moradores do Chácaras Del Rey começou a mudar para melhor. A Prefeitura de Contagem iniciou o processo de urbanização do bairro, realizando importantes e urgentes obras de drenagem e pavimentação e, nesta quarta-feira (27/12), avançou no planejamento para que a região receba, em breve, mais serviços públicos.
As ruas Um, Sete e a alameda Flor de Cactus foram incluídas na 2ª etapa do Programa “Asfalto Novo” e estão sendo atendidas. Em virtude da falta de saneamento básico no bairro, estas ruas precisaram passar por obras de implantação de rede de drenagem profunda, o que está sendo feito neste momento, para reduzir o risco de enchentes e assegurar a durabilidade do pavimento. Na próxima etapa do programa, as ruas Cinco e Três também serão contempladas.
Em visita ao bairro, a prefeita Marília Campos conversou com os moradores e compreendeu mais profundamente a realidade da região. Ela acertou com a comunidade um novo encontro para desenvolver um plano de ação que vai abarcar outras benfeitorias, além da regularização fundiária, já que a falta de estrutura do bairro se deve ao loteamento irregular.
“Fizemos intervenções de drenagem e pavimentação em algumas ruas do bairro, mas aqui tem muitas demandas. Falta regularização, escola, posto de saúde, ou seja, precisa da presença do poder público. Hoje, começamos a fazer um grande planejamento para garantir a melhoria da qualidade de vida da população e estamos trabalhando muito para isso”, afirmou.
Moradora do Chácaras Del Rey há 22 anos, Maria Lúcia Gomes sofreu por muito tempo com a falta de amparo do poder público no bairro. Mas, a comunidade tem vivido uma nova fase, enfim, tendo suas demandas acolhidas. “É muito gratificante ser ouvido depois de tanto tempo que ficamos isolados. A realidade do nosso bairro tem mudado, aqui evoluiu muito e estamos com esperança de evoluir ainda mais”, disse.
Líder comunitário e vice-presidente da Associação de Moradores do Chácaras Del Rey, Luiz Carlos, mais conhecido como Barack Obama, celebrou a união entre a comunidade e o governo municipal. “Quando o poder público está presente, tudo pode acontecer e as coisas começam a voltar ao lugar, como temos presenciado aqui no nosso bairro. Agradeço muito pela atenção que a Prefeitura e a Regional Sede têm nos dado”, elogiou.
Para agilizar a concretização de melhorias no bairro, a Prefeitura determinou o levantamento de imóvel que possa ser alugado, adaptado e se tornar uma Unidade Básica de Saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) está em vias de implementar o Plano Diretor de Drenagem Urbana, que vai cadastrar todas as redes de drenagem da cidade, a fim de identificar pontos que necessitam de intervenções preventivas contra alagamentos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC