O projeto de atenção à saúde dos catadores de materiais recicláveis, inserido nas ações do programa “Contagem Mais Limpa”, vem se destacando e foi selecionado para a 2ª Mostra Experiências Exitosas de Integração da Rede SUS Contagem, ocorrido na PUC Contagem, entre os dias 30/11 e 1/12. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe de serviço social da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Contagem).
Na exposição, foram evidenciadas ações notáveis, como o acolhimento de enfermagem, assistência médica especializada, cuidados com a saúde mental e imunização realizada nos próprios galpões de triagem. O projeto também proporcionou encaminhamentos para cirurgias, sessões de fisioterapia e iniciativas de sensibilização para práticas de autocuidado e segurança no ambiente de trabalho.
Adrielly Alves, assistente social da equipe de Promoção Socioambiental, destacou a importância de colocar o catador no centro da política de resíduos, visando a inserção socioprodutiva. Além da geração de renda, enfatiza a necessidade de identificar todas as demandas desses trabalhadores, com alinhamento aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo a integralidade no atendimento.
“A abordagem considera a diversidade dos galpões, reconhecendo particularidades como a presença de idosos e pessoas com experiência prolongada na coleta de rua. A universalidade no acesso à saúde é o objetivo, buscando alcançar trabalhadores que ao longo da vida tiveram acesso limitado aos cuidados de saúde, especialmente direcionados à saúde do trabalhador”, ressaltou.
Em meio aos desafios, a equipe encara o futuro com expectativas positivas, almejando construir algo melhor e maior para esses trabalhadores. É essencial reforçar que essas ações possuem uma característica continuada, atendendo às demandas dos trabalhadores e implementando ações programadas de promoção à saúde periodicamente. A participação na mostra ressalta o compromisso do governo municipal em criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável para os catadores, contribuindo para o bem-estar a longo prazo.
Clique AQUI e confira a galeria de fotos! Fotógrafo: Ronnie Von/PMC