A mobilidade, segurança e saúde pública no trânsito de Contagem melhorou no segundo semestre deste ano. Parte disso está relacionada à ação de recolhimento de carros abandonados na cidade, o que gera espaços mais seguros e funcionais nas vias do município. Entre agosto e dezembro, cerca de 76 veículos foram removidos das vias e destinados ao pátio da Transcon.
O aumento é resultado de uma série de fatores como o mapeamento dos locais de abandono de carros, liberação do pátio da Transcon para armazenamento de veículos, o que permite otimizar o tempo e os procedimentos, e atualização da legislação municipal.
A saúde pública também ganha com esse serviço prestado pela Prefeitura de Contagem. Veículos abandonados podem ser foco de doenças, acidentes e trazerem malefícios ao meio ambiente.
A junção de calor e chuvas, que tem ocorrido desde novembro e que, deve se prolongar entre dezembro e janeiro, pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dessa maneira, a remoção dos carros, que podem acumular água parada, tornando-se foco de mosquitos, minimiza o risco à população. Os recolhimentos são feitos nas oito regiões, de acordo com a prioridade e a ordem cronológica de chegada das denúncias.
Como solicitar a remoção?