O programa Sem Limite já realizou mais de 31 mil atendimentos até outubro de 2023. Um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. O serviço é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, realizada por meio da Transcon, com recursos do município que buscam garantir o bem-estar, o direito de ir e vir e a dignidade de pessoas com deficiência física com alto grau de comprometimento.
O programa conta com 24 vans cadastradas para atender os 363 usuários credenciados, que usam o serviço para se locomover na cidade, seja para estudar e/ou para ir a tratamentos médicos. Ao todo, foram mais de 31 mil atendimentos, sendo 29 mil viagens fixas (agendamentos que fazem parte da rotina dos usuários) e mais de mil atendimentos ocasionais.
Luana Oliveira, de 27 anos, usa o programa Sem Limite desde 2007 e conta que ele se tornou um grande auxílio para que pudesse se locomover com mais segurança e de acordo com sua necessidade. "Desde a época da escola eu venho usando o carro e ele me ajuda bastante. Normalmente uso o Sem Limite para ir e voltar da faculdade, todos os dias e para ir ao médico”, afirmou.
Como solicitar o serviço Sem Limite?
O requerente ou seu responsável deve entrar em contato por telefone nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência para realizar o agendamento para a inscrição no serviço. Durante o agendamento, será informado a documentação necessária para realizar o cadastro sociofamiliar e os próximos passos a serem seguidos.
Gratuidade nos ônibus
Além do programa Sem Limite, existe também a isenção das passagens de ônibus para pessoas com deficiência. Até outubro de 2023, mais de 441 mil isenções foram concedidas para usuários e seus acompanhantes. Próximo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado neste domingo, 3 de dezembro, as políticas de inclusão são o exemplo do compromisso de Contagem com a integração e o direito de todos de ir e vir.