29 NOV 2023
Primeira edição da Copa BJJ Kids Contagem agita o Ginásio Tropical

No último sábado (25/11), o Ginásio Tropical foi palco da primeira edição da Copa BJJ Kids Contagem, um torneio de jiu-jitsu dedicado aos jovens atletas de cinco a 15 anos. O evento, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, destacou-se pela qualidade técnica e entusiasmo dos competidores. As 600 vagas ofertadas nas inscrições se esgotaram em tempo recorde, resultando em um ginásio completamente lotado durante o dia inteiro. Os competidores, representando suas equipes, enfrentaram-se em disputas acirradas em um sistema de chaveamento baseado nas inscrições. Ao final das competições todos os atletas receberam uma medalha de participação como forma do reconhecimento de sua dedicação e esforço, e as três melhores equipes foram premiadas com troféus.

O secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro, expressou sua satisfação com o sucesso do torneio. "Este campeonato é mais do que uma competição, é um símbolo de integração e disciplina. Ao oferecer este evento de forma gratuita, nossa intenção é abrir as portas para a participação de todos e envolver a criançada no esporte. Acreditamos que, ao proporcionar acesso a todos, estamos construindo uma base sólida para o desenvolvimento esportivo e a promoção de valores essenciais. Que esta iniciativa fortaleça os laços da comunidade e inspire futuras gerações a se dedicarem ao esporte com paixão e disciplina", disse.

O lutador profissional de jiu-jitsu e um dos organizadores do evento, Caio Gregório, também compartilhou sua visão sobre a competição. “Foi incrível estar nos bastidores de um campeonato, especialmente um voltado para crianças. Nunca tivemos um campeonato com essa qualidade, especialmente sendo gratuito para toda a comunidade de Contagem. Agradeço à Secretaria de Esportes e à Prefeitura por proporcionarem este dia especial para a garotada. Que este seja o primeiro de muitos eventos como esse”, afirmou.

Nas arquibancadas, as emoções eram evidentes. Letícia dos Reis, veio de Ibirité para acompanhar seus dois filhos na competição, Éric e Evelyn, e destacou a importância de eventos gratuitos, como a Copa BJJ Kids Contagem. "Este evento é crucial, pois proporciona acesso a diversas pessoas. O jiu-jítsu não é um esporte barato e os campeonatos nem sempre são acessíveis financeiramente, eventos como esse abrem oportunidades para muitas crianças. O jiu-jitsu salva vidas, contribuindo significativamente para a disciplina e saúde das crianças, este apoio da Prefeitura é fundamental", disse. Há cinco anos, Éric dos Reis, 14,  participou de seu primeiro torneio de jiu-jitsu. Na Copa BJJ Kids Contagem, conquistou o terceiro lugar em sua categoria. Ele compartilhou sua experiência na competição, expressando: "Foi uma vivência incrível, fazendo o que amo. O jiu-jitsu é uma arte que me ensina a persistência e o respeito", destacou Éric.

Já Evelyn dos Reis, 8, estreou em uma competição em abril deste ano. Assim como seu irmão, a jovem atleta não apenas participou, mas também subiu ao pódio, alcançando o topo ao terminar em primeiro lugar em sua categoria. "Adorei participar, foi muito gratificante para mim, e eu amo o jiu-jítsu, aprendo várias lições valiosas no tatame", celebrou Evelyn. “Adorei participar deste torneio. Não esperava pelo resultado; brinquei com minha mãe, dizendo ‘vou lá para ganhar’, mas era apenas para distrair a mente. Foi uma experiência incrível lutar contra pessoas que nunca tinha visto antes, sem conhecer o estilo delas. Amei cada momento”, disse Raquel dos Santos, vencedora na categoria de 15 anos.

Foto: Raquel Torres

Autor: estagiário Guilherme Faria, supervisionado pela jornalista Carol Cunha