Minas Gerais conheceu, na última quinta-feira (16/11), os vencedores do Prêmio Zumbi de Cultura, iniciativa da Cia Baobá de Cultura que busca valorizar e promover a cultura negra no Estado. Um dos homenageados da noite foi o ator Carlos Henrique, grande nome da dramaturgia de Contagem, que foi premiado na categoria Teatro. Conheça todos os vencedores aqui.
Há 30 anos trabalhando como ator, professor e produtor de teatro, Carlos Henrique ajudou a fundar o Grupo Trama de Teatro, coletivo que completa, em 2023, 25 anos de existência e resistência no teatro mineiro. Com residência em Contagem desde 2011, o grupo é um dos contemplados do edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da cidade.
“Este prêmio representa um reconhecimento e resistência de artistas negros e negras neste país”, destacou Carlos Henrique.
Segundo ele, ser homenageado em vida pela busca pela elevação da arte negra neste país e em nosso município foi muito importante. “Este prêmio é um grito de força e fé do povo preto que saiu da senzala para mostrar sua arte, talento e resistência”, complementou o artista.
Grupo Trama de Teatro
O Grupo Trama de Teatro nasceu em 1998 a partir da união de atores oriundos da extinta Cia. Sonho & Drama, cujo desejo de criar seu próprio coletivo teatral apoiava-se nas premissas do despojamento cênico e da valorização do trabalho do ator, conjugados ao pensamento crítico e à reflexão sobre a sociedade atual. Embora criado em Belo Horizonte, desde 2011, Contagem virou sede do projeto, onde realiza várias apresentações, oficinas e cursos em sua sede e pela cidade.