Como parte da progamação do Novembro Negro, a Feira Mercado Afro de Contagem acontece nesta sexta-feira e sábado, 17 e 18 de novembro. Durante os dois dias, o protagonismo dos empreendedores negros estará em destaque, promovendo a valorização da ancestralidade, pertencimento e cultura afrodescendente. Para fechar a programação um super show da cantora Mart’Nália.
Com 42 empreendimentos que oferecem produtos diversos da gastronomia, artesanato, vestuário e arte, a feira se destaca como um espaço de expressão e fortalecimento da comunidade negra na região. Os empreendedores, com suas habilidades e criatividade, evidenciam a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural.
A programação da Feira Mercado Afro (veja abaixo) não se limita apenas às oportunidades de compras. A cultura afrodescendente ganha vida com apresentações de capoeira e expressões artísticas que integram a história e resistência do povo negro. Além disso, a música vai ecoar pelos corredores da feira, proporcionando aos visitantes uma experiência envolvente e emocionante.
Entre as atrações musicais estão Juninho Stevan e banda; o Resenha Delas, trazendo o melhor do samba e pagode para agitar os participantes; Rafael Vegas e banda; além do Coletivo U Manas.
O ponto alto do evento será o show da cantora Mart’Nália. Com uma carreira brilhante, marcada por sua contribuição para a música brasileira, Mart’Nália promete encantar o público presente. Filha de Martinho da Vila, a artista traz em sua trajetória uma fusão de estilos que passeiam pelo samba, bossa nova e MPB.
Ao longo de sua carreira, Mart’Nália conquistou prêmios e reconhecimento, destacando-se como uma das vozes mais autênticas e expressivas do cenário musical brasileiro. Entre seus principais sucessos, destacam-se músicas como "Pé do Meu Samba", "Chega" e "Entretanto".
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, o evento é uma oportunidade única de vivenciar a riqueza cultural afrodescendente e apoiar empreendedores locais. “A Feira Mercado Afro de Contagem se consolida como uma atividade que reforça a importância da diversidade, da inclusão e do respeito às raízes culturais. Ao celebrar a cultura afrodescendente, a feira contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou.
O evento é aberto ao público e acontece no Sambódromo (rua João Gomes Cardoso, 744 - Eldorado), nos dias 17 e 18 de novembro, das 17h às 23h.
Alterações no trânsito
Para garantir a segurança e mobilidade de todos, a Transcon vai monitorar as vias nos dois dias do evento e realizar intervenções no trânsito. Para o show de sábado, que tem previsão para começar às 20h, as ruas José Barra do Nascimento e Candeias, no bairro Eldorado, serão fechadas a partir das 19h. A liberação das vias e seu fluxo normal será retomado no fim do evento, após a dispersão do público.
Não haverá alterações nas linhas de ônibus que circulam no local.
Alteração no trânsito para o show de encerramento da Feira Mercado Afro. Arte: Caio César/PMC
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – 17/11/2023
17h: Abertura da Feira
17h30: Capoeira Mestre Guiné
18h: Juninho Stevan e banda
19h30: Resenha Delas
21h: Rafael Vegas e banda
23h: Encerramento
Sábado – 18/11/2023
17h: Abertura da Feira
17h10: Coletivo U Manas
17h30: Resenha D'Elas
20h: Show Mart'nália
23h: Encerramento
Serviço:
5ª Feira Mercado Afro de Contagem
Local: Sambódromo
Data: 17/11 e 18/11 - 17h às 23h
*Com colaboração dos jornalistas João Cavalcanti e Rafaela Galdino