20 OUT 2023
REGIONAL INDUSTRIAL
Reunião do Conselho Regional Industrial tratou do novo modelo na saúde de Contagem e de obras locais
Foto: Fábio Silva/PMC

Eleito em junho, por meio de um processo participativo inédito, que contou com 16 plenárias populares e 1140 eleitores, o Conselho Regional Industrial se reuniu nesta quinta-feira (19/10) para conhecer detalhes o Programa “Mais Saúde” - que prevê o início de horário estendido em algumas UBSs de Contagem e a ampliação das Equipes de Saúde da Família (ESF) - e sobre obras a serem iniciadas na região ainda esse ano.

“Iniciamos um projeto ousado, que vai revolucionar a saúde de Contagem pelos próximos 30 anos”, anunciou o médico Jorge Romero, assessor técnico da Subsecretaria de Assistência à Saúde, durante a reunião que ocorreu na Regional Industrial.

Uma das peças fundamentais desta proposta é a qualificação e ampliação da Atenção Básica em Saúde. Conforme acertado com o Ministério da Saúde, Contagem receberá 200 profissionais do Programa “Mais Médicos”, e passará dos atuais 54 para 254 até 2024; ampliação de 146 equipes de ESF para 276, de saúde bucal (59 para 116), entre outras. Destaca-se, ainda, a implantação do Programa “Saúde na Hora”.

A UBS Amazonas será a primeira unidade de saúde na região Industrial a operar no sistema de horário estendido, das 7h às 19h, a partir da próxima semana, com quatro equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. “Inicialmente serão dez unidades com horário estendido em Contagem. Planejamos ampliar, posteriormente, ainda mais os horários”, adiantou Romero.

Na sua exposição, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, detalhou a disposição da atual administração de transformar, para melhor,  a cidade. Ele citou as grandes obras estruturantes, como as bacias de contenção das cheias nos córregos Ferrugem e Arrudas, as três etapas do programa “Asfalto Novo” (investimentos de mais de R$ 500 milhões para uma nova cobertura de 300 quilômetros de vias), as obras definidas pelo Conselho Regional do Industrial, bem como as rotinas de capina e limpeza urbana.

Na região Industrial está prevista a conclusão da 2ª etapa do Asfalto novo até fevereiro, por conta das obras complementares de drenagem e sinalização. Por outro lado, em novembro, foi feita a assinatura da ordem de serviço para a requalificação do Parque Pedreira Santa Rita, que conta com investimentos de R$ 9 milhões. Também em novembro, está prevista a retomada das obras do CEMEI Industrial.

Sobre as intervenções definidas pelo conselho, serão iniciadas ainda este ano a construção do muro do Cemitério da Glória, com instalação de concertina, pintura e grafite, e a ampliação nas instalações da UBS Industrial III e do CSU Amazonas. “Vamos concluir todas as obras que foram votadas pela população da região, por meio de seu conselho”, garantiu Rômulo.

Conselheiros aprovam

José Barbosa de Paula Vieira, conselheiro pela Cidade Industrial, revelou que o novo conceito em saúde anunciado pela prefeitura é aguardado com ansiedade. “Precisamos ter paciência, porque é um projeto muito bom e extenso, que envolve todo o sistema de atendimento na saúde”, considerou.

Sobre as obras, ele destacou: “Moro na cidade há 66 anos. Já observo os efeitos positivos das duas bacias que começam a funcionar para conter as enchentes na Vila São Paulo e na avenida Tereza Cristina. O trabalho da prefeitura está muito bom”.

“As propostas são maravilhosas. Quando começarem a surtir efeitos, melhorarão em saúde da cidade em 100%”, acrescentou Viviane Fernanda Ferreira Leonardo, conselheira pela Vila da Paz.

Obras escolhidas pelo Conselho regional do Industrial

1) Intervenção em abatimento de solo na Rua José Maria de Lacerda / Revitalização do beco Maria Aparecida (concluída);

2) Reforma da quadra de esportes da Praça da Escola Virgílio de Melo Franco;

3) Muro de contenção na Rua Alexandrina de Souza;

4) Construção de dois banheiros públicos no CSU Amazonas, Instalação de Playground, Reposição de cerca concertina no muro de divisa entre CSU e a E. E. Confrade e Instalação de Bebedouro:

5) Construção de copa, sala de almoxarifado e sala de reuniões e apoio dos Agentes Comunitário de Saúde na UBS Industrial III:

6) Muro do Cemitério da Glória, instalação de concertina, pintura e grafite;

7) Muro de contenção na Rua Garcia Rodrigues;

8) Implantação da travessia de pedestre na Av. Tereza Cristina para acesso a UBS e Cemei da Vila São Paulo (concluída);

9) Ampliação da Rede de Drenagem, Correção de piso e revitalização dos Becos Coqueiro e Limoeiro (Concluída);

10) Revitalização da Praça dos Trabalhadores e Implantação de 01 monumento que dialogue com a história da região.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC

Autor: Jornalista Fernando Righi / Edição: João Cavalcanti