Emoção e alegria marcaram a entrega de 114 cadeiras de rodas motorizadas aos usuários do SUS Contagem que, a partir de agora, poderão transitar por todos os espaços da cidade, com total liberdade, sem depender de outra pessoa. Com a iniciativa, além de zerar a fila de espera pelo equipamento, a Prefeitura de Contagem reforça a política de inclusão do município.
A entrega ocorreu nas manhãs desta segunda e terça-feira (16 e 17/10), no Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira (CER IV). O investimento foi de R$ 637.676,10, com recursos do governo federal.
Presente no evento, a prefeita Marília Campos ressaltou que ter uma cidade democrática e inclusiva é um esforço permanente da gestão, tanto no espaço público, na escola, na saúde e na cidade como um todo. "Nós continuaremos a trabalhar para que mais pessoas sejam beneficiadas com esse equipamento, a fim de construir uma cidade mais inclusiva. Contem com a gente para lutar para que mais pessoas possam ter acesso à cidade", disse.
Com as cadeiras motorizadas, realizar atividades, que eram uma grande barreira para os cadeirantes, como ir à praça com os filhos ou à igreja, agora será mais fácil e com mais autonomia. "Hoje mesmo vou levar meus dois filhos à praça lá perto de casa. Eles estão tão ansiosos quanto eu", contou Beatriz Rocha Lacerda, 29, enquanto aprendia a pilotar sua nova cadeira.
Rede de Cuidados
Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a entrega das cadeiras motorizadas visa a promoção da autonomia e a melhora da qualidade de vida das pessoas com restrição de mobilidade, integrando a rede de cuidados à pessoa com deficiência de Contagem.
O projeto, gerido pela Secretaria de Saúde, em parceria com outros setores da Prefeitura, como a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, busca ampliar o acesso e a qualidade de vida dos moradores. “Nós temos uma rede ampla, uma demanda que costumo dizer infinita, com recursos finitos, mas se usamos com qualidade, parceria, sabedoria e alocados da melhor maneira possível, conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas", afirmou o secretário de Saúde.
De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a entrega é muito significativa. "Para nós pessoas com deficiência, uma órtese ou uma prótese, uma cadeira de rodas motorizada, significa autonomia, independência e condição de construir no nosso dia a dia a nossa cidadania, de sair de casa, de participar da cidade, de participar do que a vida social nos oferece. Essa ação de hoje não é isolada, integra toda uma rede de cuidados da pessoa com deficiência e faz parte do processo de fortalecimento do SUS Contagem", ressaltou Marcelo Lino.
Contemplada com a cadeira de rodas motorizada, Marisa Audrey reforçou o depoimento do secretário Marcelo Lino. "Hoje, em especial a distribuição das cadeiras, representa a nossa independência. Muitos de nós não têm alguém para nos acompanhar em todas as atividades diárias. É um privilégio termos esse cuidado pela gestão e pela forma que se dirigem com tanto carinho e dedicação a cada um de nós. Que isso possa se estender a muitos outros que também necessitam desse apoio e outras prefeituras possam seguir este exemplo de apoio às pessoas com deficiência", afirmou.
Como acionar o serviço
A porta de acesso para o serviço é sempre a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência que faz a avaliação e indicação dos usuários para o CER IV e posterior acompanhamento.
O CER IV possui este nome por ser incluído na categoria IV, oferecendo atendimento a quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. O equipamento é gerenciado pela APAE BH e ainda conta com uma oficina ortopédica, onde são confeccionadas órteses e próteses para os usuários.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC