10 OUT 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
REGIONAL PETROLANDIA
Estudantes da E.M. José Silvino Diniz ficarão sob tutela do “Juventude Cidadã” até dezembro
Foto: Kauan Brito/PMC

A Prefeitura de Contagem, por meio do programa “Juventude Cidadã”, ganhou um novo capítulo na Escola Municipal José Silvino Diniz, localizada no bairro Solar do Madeira, região Petrolândia. Cerca de 30 estudantes serão monitorados e receberão iniciativas de prevenção até dezembro, uma vez por semana. A ação tem por objetivo a construção de relações mais respeitosas, promoção da cidadania e a garantia de espaços públicos mais seguros à população no município.

Assim como aconteceu na Escola Municipal Professor Hilton Rocha, na mesma região, as iniciativas didáticas aplicadas no ambiente escolar irão promover visitas técnicas e eventos lúdicos, em conjunto com as demais forças de segurança e parceiros, trabalhando temáticas como: enfrentamento ao bullying e outras violências; afetividade e sexualidade; preservação ambiental; igualdade, pluralidade e respeito às diversidades, entre outros assuntos.

“O trabalho tem como meta construir uma cidade cada vez melhor”, explicou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, que ainda apontou a importância do programa zelar pelo patrimônio da escola e trabalhar o respeito entre as pessoas. “Esse é um projeto que vai percorrer a cidade de Contagem. Os estudantes da José Silvino Diniz são parceiros da gestão pública e vão nos ajudar a desenvolver uma cidade que acolha as pessoas e que respeite a diversidade", completou.

Na opinião da estudante do 6º ano e participante do projeto, Júlia Abreu, o “Juventude Cidadã” é uma forma do estudante trazer para si novos conhecimentos e aprender a respeitar as diferenças dentro de qualquer ambiente. “O projeto é uma oportunidade para que nós possamos nos desenvolver dentro de sala de aula, com melhores notas, mais formação na condução de boas práticas dentro e fora do âmbito escolar”, destacou.

As estratégias do “Juventude Cidadã” também permeiam a capacitação da comunidade escolar municipal e da rede de atendimento às escolas, para que saibam como identificar e encaminhar as situações de risco aos equipamentos de assistência, segurança pública além de prevenir diversos tipos de violências.

Autor: Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti