27 SET 2023
AGENDA CULTURAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
Feira Estadual da Economia Solidária é sucesso em Contagem, com três dias de evento
Foto: Newton de Castro Resende/PMC

Entre os dias 22 e 24 de setembro, Contagem recebeu, pela primeira vez, a Feira Estadual de Economia Solidária, que proporcionou a cerca de 120 empreendimentos a oportunidade de comercializarem seus produtos, gerando renda e compartilhando novas experiências em um novo centro. Desde 2015, a Feira Estadual acontece em Belo Horizonte e essa foi a primeira vez que deixou a capital e a primeira feira pós-pandemia.

De acordo com a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, Contagem, a atividade nos três dias se dividiu em dois momentos distintos. “O primeiro, foi o seminário, para mim, algo enriquecedor para os empreendimentos, cujos representantes puderam não apenas ouvir, absorvendo o conteúdo de três temáticas diferentes, como também interagirem”, disse. “Por ser um primeiro momento pós-pandemia, as pessoas  estavam muito saudosas de se reencontrarem, o que foi proporcionado não apenas durante este encontro inicial, como também na feira, que ocorreu, também, nos dias seguintes”, completou.

“Destacamos importantes presenças nesse primeiro processo de formação, como o secretário nacional, Gilberto Carvalho; a gerente de Projetos da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiza Dulci; o deputado federal, Patrus Ananias, o secretário nacional da Cáritas-MG, Samuel da Silva; o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese-MG, Arthur Albergaria; e tantos outros que engrandeceram o encontro”, elencou Mara. Para ela, o retorno das pessoas foi muito satisfatório, principalmente quanto ao acolhimento, receptividade e o suporte dado durante o evento.

Com uma programação vasta e eclética, a Feira Estadual da Economia Solidária proporcionou aos presentes não apenas a exposição de produtos variados de todo o Estado, como também muita música e apresentações variadas. Entre as atrações estiveram os cantores Augusto Cordeiro, Juão Jubá, Marcos Catarina, Jones Luiz, Sandra Xavier, Rafael Vegas, além das bandas Canal 80, Samba e o Ballet Jovem Minas Gerais.

Apesar do calor intenso, principalmente durante o sábado (23/9) e domingo (24/9), muitos empreendimentos conseguiram um volume satisfatório de vendas. Caso de Maria do Carmo, que comercializa hortifruti na sede da Prefeitura entre terça e quinta-feira, além de outros pontos pela cidade, como aos sábados, próximo ao Big Shopping, destacou que o movimento de sexta-feira, para ela, foi o melhor dia. “Vendi quase tudo na sexta. o que foi uma supresa, até porque começamos já no período de fim de tarde e noite. Nos demais dias houve uma queda, mas as vendas foram satisfatórias”.

Amarildo de Oliveira, da cervejaria Monte Castelo, também ressaltou que “o movimento esteve dentro do esperado, o que proporcionou aos comerciantes uma nova oportunidade de interagir, mostrar o próprio trabalho e gerar renda”. A cervejaria Monte Castelo está sempre presente no ponto fixo da região Eldorado, às quintas-feiras, localizado na praça Sérgio Freitas de Araújo, bairro Novo Eldorado.

Galeria de fotos: Newton de Castro Resende/PMC

Matérias relacionadas:

Feira de Economia Solidária reúne empreendedimentos de todo o Estado em Contagem
​- Feira Estadual de Economia Solidária encanta moradores e visitantes de Contagem em primeiro dia de evento

Autor: João Cavalcanti