Que a preservação do meio ambiente é uma pauta prioritária ninguém contesta. Em Contagem, a Prefeitura tem aberto várias frentes para fazer a sua parte, como o Programa “Contagem das Nascentes” voltado para a proteção dos recursos hídricos. Nesta quinta-feira (21/9), das 14h às 16h30, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove mais uma capacitação técnica para a identificação de novas nascentes na cidade.
De acordo com a diretora de Projetos Ambientais Estratégicos da Semad, Walkyria Castilho, o Contagem das Nascentes é desenvolvido sobre três linhas de atuação: certidão de Área de Preservação Permanente (APP) para empreendimentos, certidão de APP para desconto no IPTU e Projeto Cuidadores de Nascentes. A capacitação tem como objetivo apresentar à população o programa e passar conhecimento técnico ao público-alvo de como identificar uma nascente.
“Será uma capacitação teórica e prática, em campo, onde serão abordadas técnicas de reconhecimento de uma nascente, como vegetação ao entorno que são típicas de área úmida e características do solo, como exemplo a migração de ferro. É importante que a população tenha esse conhecimento para que possa ajudar na preservação não só de nascentes como dos cursos d'água da cidade.”
Ainda segundo a diretora, após identificar uma possível nascente a pessoa deve fazer contato diretamente com a Semad, que vai enviar técnicos até o local para confirmar se realmente se trata de uma nascente e, em caso positivo, realizar o cadastro da mesma, que será georreferenciada e lançada na base de dados do GeoContagem. Neste caso, a pessoa deve realizar a identificação e se a nascente estiver em área pública, pode, inclusive, se tornar, se for de interesse dela, uma/um “cuidador de nascente’’.
“Essa ação de capacitação é uma forma de mostrar a população a importância de preservar os recursos hídricos, proteger a água que é um bem de todos.”, completou Walkyria Castilho, que coordena o projeto que tem a participação de duas superintendências da Semad, a de Políticas Socioambientais e a de Fiscalização Ambiental.
Ainda segundo Walkyria Castilho, a capacitação não tem periodicidade definida, mas está sendo estudada a possibilidade de expandi-la para todas as regiões. Quem tiver interesse em participar, pode se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc687zVVbgRPLOM2C_SsBq9F6lRoxDMKNjdiSkNsVfz7ZXYtQ/viewform ou mesmo comparecer no local, na data e hora do treinamento. A capacitação será realizada no Parque Amendoeiras, na rua Turfa, nº 301, bairro Pedra Azul, região do Nacional.
Contagem das Nascentes
Criado em 2017, o programa, atualmente, tem registradas em Contagem 614 nascentes cadastradas e georreferenciadas, disponíveis no GeoContagem, com 17 cuidadores de nascentes certificados.