A Prefeitura de Contagem, por meio de uma atividade intersetorial entre as secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e Direitos Humanos e Cidadania, realizou, na tarde de segunda-feira (18/9), o Cineclube Inclusão - Roda de conversa com usuários do Cras e Creas, como idosos e pessoas com deficiências. O evento aconteceu na Una Contagem e tratou dos desafios vivenciados pelas pessoas com deficiência no município, fazendo, também, uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.
Na ocasião, foi exibido o curta-metragem "Crisálida", do cineasta Sérgio Melo dos Santos, que aborda a história de um jovem surdo e sua relação com o mundo após a interação com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além do vídeo, o momento ainda contou com uma roda de conversa, na qual os participantes debateram o filme, e uma atividade lúdica, em que puderam expressar de forma artística, com massa de modelar, aquilo que mais se relacionava ao que fora assistido.
A coordenadora do projeto, Mônica Alves, destacou a importância da produção e exibição de filmes com acessibilidade e afirmou que atividades como o Cineclube Inclusão “têm relação com as dificuldades que as pessoas com deficiências visuais e auditivas, principalmente, têm de assistir filmes”. “Infelizmente são poucos os filmes acessíveis que chegam ao mercado”, disse.
A psicóloga Laura Melo, referência técnica do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias, afirmou que o objetivo do evento foi “a efetivação, de fato, da atribuição da política de controle social, fazendo com que esses usuários possam ocupar espaços e entender o que é a política municipal de assistência social e a política dos direitos da pessoa com deficiência”. “É papel nosso, como agentes, garantir esse direito e efetivar esses acessos”, completou.
Regiane Soares dos Santos, esteticista corporal e usuária de cadeira de rodas, participou pela primeira vez de uma atividade do Cineclube e relatou que o momento a fez refletir sobre “acolhimento, humanismo e sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência têm”. Ela ainda salientou: “A gente vive com muita dificuldade e tentamos atravessá-las com muita força”.
O Cineclube Contagem
O Cineclube Contagem é um projeto que busca, acima de tudo, proporcionar experiências de cinema para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a uma grande exibição de filmes, além de trazer reflexões para todos aqueles presentes nas sessões. A iniciativa também procura valorizar e facilitar o acesso do público aos filmes nacionais. As produções escolhidas tratam, em sua grande maioria, de pautas sociais, extremamente relevantes, buscando não apenas entreter, mas também agregar, seja por meio de comentários posteriores às apresentações ou pela interatividade entre os presentes.
Desde maio de 2022, o Cineclube está sob os cuidados da Secretaria de Cultura, sendo exibidos diversos filmes, que proporcionaram a um público diverso reflexões acerca de amizade, amor, preconceito, raça, gênero, entre outros temas. “O Cineclube é uma porta aberta à sociedade em vários pontos da cidade e que levam ao debate, buscando a conscientização, a inclusão, a diversão e o entretenimento, por meio de exibições e do diálogo”, finalizou Mônica.
Mais informações: (31) 3353-4222.
Programação de setembro do Cineclube Contagem
Filme: As Melhores Coisas do Mundo
Data: 25 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Contagem
Filme: Dentro da Caixinha
Data: 28 de setembro (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Maternidade Municipal de Contagem
Filme: O Ciclo da Vida
Data: 28 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15h