A fim de alertar e de se posicionar contra o racismo, a Prefeitura de Contagem, com apoio da Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC), fixou faixas com mensagem contra o racismo em dez campos de futebol da cidade, locais onde a prática esportiva acontece com frequência, inclusive com disputas de futebol amador.
“Lamentavelmente esse tipo de ato ainda acontece e é nosso dever, como poder público, de alertar, nos posicionar e darmos todo o amparo necessário caso volte a ocorrer. A Prefeitura de Contagem é contra quaisquer atos de preconceito em qualquer ambiente, seja no esporte, na rua, no lazer”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro.
De acordo com o presidente da LDMC, Ivan Japão, a Liga não compartilha e nem apoia qualquer tipo de manifestação preconceituosa. “Caso sejam constatados atos neste sentido, seja racista ou manifestações homofóbicas, os árbitros foram orientados a encerrarem a partida imediatamente”, afirmou.
Outras ações pela cidade também têm alertado a população, como a Semana de Enfrentamento e Combate ao Racismo e a Parada LGBT+. “Precisamos viver sem racismo, sem intolerância religiosa, sem homofobia. Seremos, sempre, a favor da construção de uma cidade cada vez mais justa e democrática, diversa e humana”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.
Confira, abaixo, os locais onde foram fixados os cartazes na luta contra o racismo:
Cruzmaltino/Curitiba, bairro Praia