A 6ª Conferência Municipal de Juventudes tem data marcada para acontecer. Com o tema “Os gritos das juventudes: o acesso aos direitos frente à pluralidade de vivências juvenis”, no próximo sábado (16/9), das 8h às 17h, questões relacionadas aos direitos e políticas públicas voltadas aos jovens de Contagem estarão sendo discutidos. A conferência ocorrerá no auditório da Funec/Unidade Centec, (rua Bernardo Monteiro, 20 – Centro).
Os jovens, que já participaram ativamente das pré-conferências, se preparam para estar em um espaço deliberativo, no qual o diálogo será pautado pelos desafios dessa etapa de vida e das propostas de soluções para a garantia de direitos.
Serão debatidos temas em seis eixos: Direito à Participação Social; Diversidade e Igualdade; Direito à Educação e à Comunicação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde Integral; Direito à Cultura, Lazer e Meio Ambiente e Direito à Cidade, Segurança Pública e Acesso à Justiça.
A Conferência Municipal de Juventudes é uma forma importante de luta pela garantia dos direitos dos jovens, uma vez que é um espaço deliberativo, onde serão discutidas propostas e soluções para a garantia de direitos. Ela ocorre de quatro em quatro anos, com a participação de jovens, movimentos sociais juvenis, sindicatos, instituições ligadas a este público, além de profissionais e representantes do governo.
Pré-Conferências
Como fase preparatória da conferência, durante o mês de agosto e parte de setembro, foram realizadas as pré-conferências. O objetivo foi promover encontros em regionais e espaços diversos da cidade, para elaboração e debate de propostas que serão discutidas e votadas pelos delegados ao final da conferência. Os encontros aconteceram na Estação Juventude, Funec Inconfidentes, Funec-Centec, no Cefet MG / Campus Contagem, Funec Nova Contagem, Funec Cruzeiro do Sul e no Creas Eldorado.
Jovens participaram ativamente das pré-conferências. Fotos: Superintendência de Políticas Públicas para as Juventudes/PMC
Confira abaixo a programação da 6ª Conferência Municipal de Juventudes
8h – Credenciamento, café da manhã e apresentação cultural
9h - Abertura
9h30 - Mesa de debate: “Os Gritos das Juventudes - o Acesso aos Direitos Frente a Pluralidade de Vivências Juvenis”
11h - Plenária Geral - Leitura e aprovação do regimento interno da VI Conferência Municipal de Juventudes e informes gerais.
11h30 - Apresentação Cultural
12h - Intervalo de almoço
13h às 15h - Grupos de Trabalho - Eixos temáticos da VI Conferência Municipal de Juventudes.
15h30 - Plenária Final - Validação das propostas dos grupos temáticos.
Votação das propostas e apresentação dos delegados.
17h - Encerramento