Trabalhadores das equipes de capina e varrição da Prefeitura de Contagem participaram de ações com foco na saúde física e mental no ambiente profissional. A iniciativa promovida pelo Programa “Contagem Mais Limpa” ocorreu entre os dias 16, 17 e 18 de agosto. O encontro contou com palestras e tira-dúvidas, além disso, os servidores puderam colocar a vacinação em dia e aprender diversas atividades físicas que oferecem mais conforto no dia-a-dia.
A “Semana da Saúde”, com o tema “A gente se sente… saudável!”, atendeu 109 trabalhadores da Limpeza Urbana. As ações foram realizadas por profissionais da saúde, psicólogos e técnicos de segurança do trabalho. Assim como no mês passado com os trabalhadores do Aterro Sanitário, a ideia foi, além de valorizar o bem-estar, contribuir para a prevenção de agravos de doenças desses trabalhadores.
O depoimento de Felipe Braga, operário mecânico, resume bem o que foi abordado na palestra do dia 16. “A palestra foi bem legal. É bom falar da saúde, da importância da alimentação saudável, os riscos de acidente que podem acontecer durante o trabalho”.
As palestrantes alertaram os servidores sobre os sinais de exaustão mental, fatores importantes que geram um ambiente saudável, como o suporte entre colegas e superiores e como se proteger também fisicamente durante a execução dos trabalhos – a importância do uso correto dos equipamentos de segurança. Foi esclarecida também a função da Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA); entre vários outros tópicos.
No dia 17 de agosto, foi dia de imunização. “Eu me vacinei contra hepatite B e gripe. É uma ação muito importante porque nós não precisamos nos deslocar do ambiente de trabalho para se vacinar. Assim fica mais fácil”, disse Adrian Silva, auxiliar de mecânica, um dos muitos servidores que atualizaram a caderneta de vacinação.
O encerramento da ação, que integra o “Contagem Mais Limpa”, foi marcado por atividades físicas. Adrielly Alves, assistente social da equipe de Promoção Socioambiental destacou que “o objetivo é contribuir com a qualidade de vida e bem-estar dos servidores, então disponibilizamos práticas esportivas como ginástica laboral. Essa prática mostra a importância deles se exercitarem antes do serviço e também como prevenção de torções, que é muito comum nesse tipo de trabalho que é executado”, salientou.
A valorização dos agentes de limpeza urbana é um dos pilares do programa, e propiciar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças é fundamental para garantir mais qualidade de vida desses agentes que desenvolvem um trabalho de extrema importância no município.
O projeto é iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos (SSU) , em parceria com a SUMA Brasil, Centro de Referência da Saúde do Trabalhador e outros parceiros intersetoriais. A ideia é que ações como estas, que valorizam os servidores da Limpeza Urbana, sejam continuadas.
Ações de valorização dos servidores tem sido constantes nesta gestão