A Prefeitura de Contagem, representada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), estiveram presentes como convidados na formatura dos graduandos da primeira turma de guardas municipais do município de Ouro Branco, na região central do estado, na última terça-feira (5/9).
Há cerca de 120 dias a Funec foi responsável por todas as etapas do processo de seleção e formação dos 35 agentes da Guarda Municipal de Ouro Branco, desde a organização, formulação e aplicação da prova do concurso público até a formação prática dos agentes aprovados.
Para o vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, a relação entre os órgãos de segurança municipais com os educacionais é um fator importante para que as pessoas se sintam mais seguras e criem laços positivos. “A Funec sempre cumpriu o papel de levar o conhecimento e trazer formação de qualidade dentro dos seus 50 anos de existência. Em Contagem, temos uma identidade entre a guarda civil e as escolas, não só pelo fator de segurança, mas sim pelo conhecimento, palestras e ações que fomentam a cidadania ao contagense. Acredito que Ouro Branco começa a dar o primeiro passo para isso também”, disse.
Já a Seds teve o papel de apoiar também o trabalho prático operacional preventivo, realizado por meio das diversas inspetorias e grupamentos entre ambas as pastas. Na opinião da comandante da Guarda Civil de Contagem (GCC), Anita de Carvalho, a visita sinaliza a união da categoria em ambas as cidades e ressalta, também, que ter a guarda fazendo o trabalho de prevenção é um fator positivo dentro das cidades mineiras. “Sem dúvida foi um belo presente para a população local. A Guarda Civil Municipal tem muito a contribuir para uma cidade mais segura. Estar em um evento da primeira turma, me fez lembrar de quando chegamos em Contagem. Desejo sucesso aos Guardas Civis de Ouro Branco”, finalizou a comandante.