Resolver os gargalos na mobilidade de Contagem é uma das prioridades do governo municipal. Isso porque, a Prefeitura entende que menos tempo no trânsito significa mais oportunidades para estar com a família, para o lazer e para realizar sonhos. Assim, mais uma importante obra viária foi iniciada nesta quinta-feira (3/8): a implantação de uma nova alça de acesso à Via Expressa, na saída para Belo Horizonte.
O trecho será localizado na avenida Babita Camargos, encontro com a avenida Teleférico, divisa da Cidade Industrial com o bairro Água Branca, imediatamente anterior ao viaduto sobre a Via Expressa sentido Belo Horizonte. Atualmente, os motoristas precisam acessar as pistas centrais tanto para ir em direção ao metrô quanto para sair de Contagem, o que causa retenções diárias.
Com a nova alça, que contará com duas faixas, o tráfego será melhor distribuído, já que as pistas centrais da av. Babita Camargos será utilizada exclusivamente para motoristas que se dirigem para a Estação Eldorado. “Este acesso vai separar o trânsito dos ônibus que integram com a estação do metrô e os veículos que seguirão para a Via Expressa. O tráfego será muito mais fluido”, frisou o presidente da Transcon, Saint Clair Terres.
As obras são fruto da parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Direcional Engenharia. O município efetivou as desapropriações no terreno e a empresa está executando a intervenção como contrapartida pela construção do condomínio residencial no bairro JK. O investimento é de cerca de R$1,5 milhão.
A prefeita Marília Campos visitou o canteiro de obras nesta quinta-feira (3/8) e ressaltou uma premissa que norteia o governo municipal, de que as empresas que se instalam em Contagem realizem obras que contribuam para melhorar a vida das pessoas em vez de fazer repasses de verbas. Assim, os recursos são aplicados de forma mais eficiente.
“É importante reafirmarmos que, na relação que temos com as empresas que atuam em Contagem, pedimos como contrapartida, em vez de recurso, dinheiro, que sejam feitas obras que ajudem a desenvolver a cidade. Seguimos fazendo um trabalho permanente e em equipe para que Contagem seja cada vez mais feliz e próspera”, afirmou.
O presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, enalteceu a gestão de Contagem e reafirmou o empenho da empresa em contribuir para o desenvolvimento do município.
“Contagem hoje tem um gestão que é modelo para todos os municípios do Brasil, na minha opinião. Exalto muito esta parceria que temos com a Prefeitura, pela vontade e o empenho que ela tem de fazer a cidade crescer. Estamos muito felizes e por isso estamos presentes aqui no município com muitos projetos”, disse.
As obras já foram iniciadas e têm previsão de serem concluídas até o fim de setembro. Durante a execução, o trânsito no local não deve sofrer interferências, como explicou o coordenador da obra, Pedro Alvarenga. “Não haverá transtornos no trânsito, porque a obra é fora da via, dentro de um terreno, portanto, o impacto será mínimo. E nosso compromisso é concluir esta intervenção em 45 dias”, projetou.
Ciclovia
Durante a visita, representantes da Direcional, juntamente com a prefeita Marília Campos, anunciaram que em breve uma ciclovia será implantada na avenida Francisco Firmo de Matos, que corta as regiões do Riacho e do Eldorado. A intervenção, que também será uma compensação da construtora, está em fase final de projeto executivo e tem expectativa de ser iniciada ainda este ano.
Mais investimentos
Na ocasião também foi celebrada a chegada de uma empresa que escolheu Contagem como um pólo para seu projeto de expansão. Trata-se da Obramax, companhia do grupo Leroy Merlin, que atua no ramo de atacado em construção e vai se instalar na avenida Babita Camargos, no terreno próximo à nova alça. A previsão é que 400 novos empregos diretos serão gerados no município com este empreendimento.
Para conferir a galeria de fotos da obra, clique aqui.