O içamento das nove vigas de concreto para a construção de um viaduto sobre a LMG-808 foi concluído nesta quinta-feira (27). A próxima etapa da intervenção, será a construção in loco das vigas transversinas, instalação das lajes e concretagem do tabuleiro. Esta intervenção é mais uma das etapas da construção da avenida Maracanã, que vem sendo implantada com várias frentes de trabalho.
Segundo a Secretaria de Obras, a instalação de vigas transversinas é um passo importante para fornecer suporte e estabilidade ao viaduto. Elas são verticais às vigas principais e ajudam a distribuir uniformemente a carga da estrutura.
Já a instalação das lajes ajudam a formar a superfície do viaduto por onde os veículos irão circular. Por fim, a preparação do tabuleiro e a concretagem representam a última etapa para a conclusão da parte superior do viaduto.
Nesse processo, a base do tabuleiro é preparada e, depois, concretada e nivelada para formar a superfície final do viaduto, garantindo a segurança e estabilidade da estrutura. Todo esse procedimento de construção requer coordenação, planejamento e atenção aos detalhes, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e também de quem trafega nos arredores.
As obras da avenida Maracanã estão a pleno vapor, com avanços relevantes e proporcionarão benefícios para quem mora ou frequenta a região Sede. Quando estiver concluído, o novo corredor facilitará positivamente a mobilidade urbana e a infraestrutura da região e a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade, incluindo a redução de congestionamentos, melhoria da segurança viária e otimização do tempo de deslocamento para os motoristas.
Desvio de Trânsito
O desvio temporário na LMG-808, de aproximadamente 100 metros, realizado pela lateral da via, será mantido para garantir a segurança dos veículos que transitam na rodovia durante a execução dessa etapa das obras.
Foto Janine Moraes - https://flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720310061840